Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CERON participa de audiência pública sobre Programa Luz Para Todos


 
A Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia realizou, na segunda-feira (27), audiência pública para tratar da execução do Programa Luz Para Todos em Rondônia. A CERON, como a entidade executora do programa no Estado, foi convidada a esclarecer, tanto aos deputados quanto ao público presente, os motivos do atraso sofrido pelo Luz Para Todos até o presente momento.

Compuseram a mesa de debates o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos – que dirigiu os trabalhos –, deputado Edson Martins (PMDB) – proponente da audiência pública –, Senador Valdir Raupp (PMDB), Carlos Magno – secretário estadual de Agricultura, Iranildo Ferreira – gerente de Operações da Eletronorte, Aguinaldo Ferreira dos Santos – secretário municipal do meio ambiente e representante do município de Porto Velho, Charles Luís Pinheiro – prefeito de Vale do Paraíso e representante da AROM, Nailor Gato – coordenador do Comitê Gestor Estadual do Luz Para Todos e Inácio Azevedo – assessor e procurador da Presidência da CERON.

Em pronunciamento, o proponente, deputado Edson Martins cobrou uma explicação sobre o fato de, em uma mesma linha, algumas famílias serem atendidas e outras não, e reivindicou uma solução rápida da CERON para os remanescentes da primeira e segunda etapa do Programa. O deputado citou também o problema de queda de tensão que ocorre no município de Urupá.

A líder comunitária Edilene, moradora da linha 9, setor rural de Urupá, corroborou o que foi dito em tribuna pelo parlamentar e destacou algumas das necessidades básicas do povo daquela localidade, que clama por uma definição do cronograma de atendimento e pede  pela agilização do Programa.

Representante dos distritos da ponta do Abunã, Marcos Sussuarana ressaltou que o objetivo principal do Luz Para Todos é dar sustentabilidade ao processo de desenvolvimento, não apenas social, mas também econômico do Estado e lembrou dos prejuízos sofridos pelos produtores rurais, que perdem sua produção perecível – como leite e poupa de frutas – devido à falta de energia elétrica para o armazenamento refrigerado.

O Senador Valdir Raupp elogiou a iniciativa da reunião e concordou com os moradores rurais no sentido de que as autoridades precisam agir mais rapidamente, para garantir a universalização da energia elétrica no campo. Porém, o Senador informou que em Rondônia a energia está sendo viabilizada em tempo recorde, em comparação com outros Estados cuja demanda é bem menor. Segundo Valdir Raupp, o orçamento para a próxima etapa do Luz Para Todos é da ordem de R$ 500 milhões.

Segundo o deputado Neri Firgolo (PT), muitos dos problemas de execução do programa são alheios à CERON. O parlamentar afirmou que há muitas propriedades com pendências junto ao INCRA ou ocupantes de reservas florestais, o que inviabiliza a prestação do serviço pela concessionária de energia elétrica, que não pode efetuar a ligação de propriedades irregulares.

Já o coordenador do Comitê Gestor Estadual do Luz Para Todos, Nailor Gato, lamentou o fato de que a CERON ainda não estava estruturada na época do lançamento do Programa, em 2004. Nailor lembrou que a primeira empresa contratada via processo licitatório cumpriu com menos de 50% do contrato, deixando milhares de famílias a espera da energia elétrica.

Contudo, o coordenador estadual do Programa lembrou que na atual situação a empresa encontra-se totalmente estruturada para atender as 25 mil famílias cadastradas para receber a energia elétrica gratuitamente, na quarta etapa do Luz Para Todos.

O assessor e procurador da Presidência da CERON, Inácio Azevedo, fez uma breve apresentação de dados recentes da empresa e do Luz Para Todos, onde puderam ser constatadas as várias dificuldades que a empresa enfrenta na execução de um programa de grande magnitude. Para se ter uma idéia do que a empresa enfrenta diariamente, existem às margens dos rios comunidades totalmente isoladas, cujo acesso é somente por via fluvial. Inácio citou a localidade de Rolim de Moura do Guaporé, para onde a viagem de barco tem a duração média de 60 horas.

Inácio Azevedo informou aos presentes de que 2.426 consumidores rurais já foram ligados na terceira etapa do programa e que 8.600 ligações já foram licitadas, estando em fase de assinatura dos contratos. As 25 mil famílias que ficarão para a quarta etapa, com prazo de conclusão para 2010, devem aguardar a abertura do processo licitatório, que terá edital publicado em maio deste ano, segundo previsões da CERON.

Inácio citou também que há 15 mil quilômetros de rede de energia que pertencem a proprietários particulares e que a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, ainda não concluiu um plano de incorporação dessas redes à Empresa. “Parte dessas redes particulares está em boas condições e parte não. Precisamos de um plano específico da ANEEL para recebimento e reforma dessas redes, além de regras definidas quanto à indenização dos proprietários que tiverem esse direito”, completou o assessor e procurador da CERON.

Os demais participantes a se pronunciarem, entre parlamentares, representantes do Poder Executivo e líderes comunitários, apenas complementaram tudo o que já havia sido colocado anteriormente sobre o programa. Foi opinião unânime entre os presentes a de que o programa necessita de mais agilidade em sua execução, para alavancar o desenvolvimento socioeconômico do setor rural em Rondônia.

Fonte: Erica Bianco 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)