Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 - 12h52
Implantados na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), vinculados à secretaria municipal de Assistência Social (Semas), vêm facilitando a identificação e atendimento das famílias que têm difícil acesso aos serviços públicos e comunitários e que enfrentam situação de vulnerabilidade social, causada pela pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar, comunitário ou social. Só em 2010 foram cerca de três mil famílias atendidas.
Segundo Edna Vasconcelos, secretária adjunta da Semas, os programas e demais atividades do Cras, visam reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.
Edna explica que ao chegar no Cras, a pessoa é atendida por um assistente social e se houver necessidade, por um psicólogo. Ela relata sua situação, faz um cadastro único, que vai conter todas as informações que servirão como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, como: Bolsa Família, Peti, PróJovem e outros.
“Nos Cras as pessoas têm suas necessidades identificadas e são encaminhadas para a rede de serviços sócioassistenciais, para educação, saúde e obtenção de documentos”, reforçou.
Hoje são cinco centros distribuídos pelos bairros São Sebastião I, Mariana, Esperança da Comunidade, Agenor de Carvalho, Eletronorte e um Cras itinerante que atende aos distritos.
Os Cras funcionam de segunda a sexta feira no horário de 08h às 12h e de 14 às 17h.
Descentralização
De acordo com Edna, antes da implantação dos Cras, todo este atendimento era centralizado na própria Semas. “A demanda era grande e muitas famílias tinham dificuldades na locomoção até a secretaria. Com os centros, oportunizamos o acesso aos serviços à estas famílias”, acrescentou a adjunta.
Conforme a secretária, as equipes do Cras realizam visitas domiciliares, verificam a necessidade de concessão de benefícios eventuais, como cestas básicas, transporte e documentação e elaboram um plano de ação de cada família. “Fazemos um acompanhamento destas famílias, mas não pára apenas no beneficio, também são desenvolvidas ações de capacitação para desenvolvimento pessoal e ampliação das oportunidades de geração de trabalho e renda, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável destas famílias e assim elas saem da vulnerabilidade e passam o beneficio para outros”, enfatizou Edna.
Endereços dos Cras:
Cras Elisabeth Paranhos
Rua Castro Alves, s/n°, São Sebastião I, tel: 3901-3654
Cras Betinho
Rua Vila Mariana, bairro Mariana, nº 9618, tel: 3901-2896
Cras Irmã Doroty
Av. Mamoré com Pinheiro Machado, bairro Esperança da Comunidade, tel: 3226-4779
Cras Paulo Freire
Av. Caúla, n°113, bairro Agenor de Carvalho, tel: 3901-2872
Cras Dona Cotinha
Rua Samaumeira, nº 3288, bairro Eletronorte.
Fonte: Meiry Santos
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)