Terça-feira, 14 de outubro de 2008 - 21h25
Os Centros Especializados em Odontologia (CEOs), inaugurados em outubro do ano passado pela prefeitura de Porto Velho, fecham o primeiro ano de funcionamento com um atendimento recorde. Cerca de 1.500 pessoas estão sendo atendidas por mês, entre os CEOs da Zona Sul, anexo à Policlínica Manoel Amorim de Matos, no bairro Eldorado; da Zona Leste, anexo à Policlínica Hamilton Gondim, no Tancredo Neves; e Zona Leste 2, anexo à Policlínica José Adelino, no Ulisses Guimarães.
Os CEOs atendem crianças, jovens e adultos, que passam por uma triagem nas unidades de saúde onde são feitas apenas extrações e obturações. Depois disso, os pacientes são encaminhados para tratamentos mais complexos como canal, cirurgias e tratamento de gengivas, com aparelhos de profilaxia e Raios-X, se for o caso.
As unidades atendem ainda pacientes portadores de necessidades especiais como síndrome de Down e outros. Estes pacientes precisam de maior atenção dos profissionais pelas próprias condições de entendimento, motricidade e maturidade.
A lista de agendamento para tratamentos mais complexos é grande, numa média de 6 pacientes por dia. Para a chefe de Divisão em Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ancy Lidionete Riva, este primeiro ano de funcionamento dos CEOs foram muito satisfatórios. "Nós dobramos a quantidade de profissionais no nosso quadro de dentistas, estamos quase atingindo 100% de equipes de saúde bucal para cada equipe do Programa Saúde da Família e a população percebe esta melhoria no atendimento odontológico, isso é o mais importante", diz a dentista.
Falta de cuidado com os dentes pode causar infartos e tumores
"A higiene bucal vai muito além de proteger os dentes. Não cuidar da higiene bucal pode causar cáries e perdas de dentes, mas também pode causar um infarto e até um câncer". O alerta foi feito esta semana pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Emil Razuk. Para ele, cuidar dos dentes vai muito além de ter um sorriso branco e brilhante.
Os cuidados dentários são mais do que simples escovação. É preciso evitar também bebidas alcoólicas e o fumo, dois dos principais fatores de risco para o câncer bucal, o quinto tumor mais freqüente em homens e o oitavo em mulheres. Nervos inflamados podem virar porta de entrada para perigosas infecções. Segundo especialistas, uma cárie não tratada pode gerar complicações graves. A necrose do nervo vira um campo de cultura. E como há muita comida por ali, as bactérias nadam de braçada e, se engolidas, entram na corrente sanguínea, causam febre reumatóide e podem resultar em inflamações em diversos órgãos, como o coração e os olhos, e também nos nervos e nas articulações.
Prevenir é melhor
Na infância, 40% dos casos de febre reumatóide têm origem em infecções buco-dentárias. Em alguns casos, os sintomas da inflamação podem demorar anos para se manifestar. E ter conseqüências graves na idade adulta, como um infarto.
Segundo a especialista Ancy Riva, o ideal seria a prevenção desde o pré-natal. "A gestante que se preocupar em tomar todas as vacinas, vai ter uma criança com uma dentição mais saudável. Na infância e na adolescência, a alimentação precisa ser mais saudável e rica em nutrientes encontrados em frutas mais baratas e da região, como caju, goiaba, biriba e outras", finalizou.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)