Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centros de odontologia (CEOs) comemoram um ano com atendimento recorde


   
Os Centros Especializados em Odontologia (CEOs), inaugurados em  outubro do ano passado pela prefeitura de Porto Velho, fecham o primeiro ano de funcionamento com um atendimento recorde. Cerca de 1.500 pessoas estão sendo atendidas por mês, entre os CEOs  da Zona Sul, anexo à Policlínica Manoel Amorim de Matos, no bairro Eldorado; da Zona Leste, anexo à Policlínica Hamilton Gondim, no Tancredo Neves; e Zona Leste 2, anexo à Policlínica José Adelino, no Ulisses Guimarães.

Os CEOs atendem crianças, jovens e adultos, que passam por uma triagem nas unidades de saúde onde são feitas apenas extrações e obturações. Depois disso, os pacientes são encaminhados para tratamentos mais complexos como canal, cirurgias e tratamento de gengivas, com aparelhos de profilaxia e Raios-X, se for o caso.

As unidades atendem ainda pacientes portadores de necessidades especiais como síndrome de Down e outros. Estes pacientes precisam de maior atenção dos profissionais pelas próprias condições de entendimento, motricidade e maturidade.

A lista de agendamento para tratamentos mais complexos é grande, numa média de 6 pacientes por dia. Para a chefe de Divisão em Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ancy Lidionete Riva, este primeiro ano de funcionamento dos CEOs foram muito satisfatórios. "Nós dobramos a quantidade de profissionais no nosso quadro de dentistas, estamos quase atingindo 100% de equipes de saúde bucal para cada equipe do Programa Saúde da Família e a população percebe esta melhoria no atendimento odontológico, isso é o mais importante", diz a dentista.

Falta de cuidado com os dentes pode causar infartos e tumores

"A higiene bucal vai muito além de proteger os dentes. Não cuidar da higiene bucal pode causar cáries e perdas de dentes, mas também pode causar um infarto e até um câncer". O alerta foi feito esta semana pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Emil Razuk. Para ele, cuidar dos dentes vai muito além de ter um sorriso branco e brilhante.

Os cuidados dentários são mais do que simples escovação. É preciso evitar também bebidas alcoólicas e o fumo, dois dos principais fatores de risco para o câncer bucal, o quinto tumor mais freqüente em homens e o oitavo em mulheres. Nervos inflamados podem virar porta de entrada para perigosas infecções. Segundo especialistas, uma cárie não tratada pode gerar complicações graves. A necrose do nervo vira um campo de cultura. E como há muita comida por ali, as bactérias nadam de braçada e, se engolidas, entram na corrente sanguínea, causam febre reumatóide e podem resultar em inflamações em diversos órgãos, como o coração e os olhos, e também nos nervos e nas articulações.

Prevenir é melhor

Na infância, 40% dos casos de febre reumatóide têm origem em infecções buco-dentárias.  Em alguns casos, os sintomas da inflamação podem demorar anos para se manifestar. E ter conseqüências graves na idade adulta, como um infarto.

Segundo a especialista Ancy Riva, o ideal seria a prevenção desde o pré-natal. "A gestante que se preocupar em tomar todas as vacinas, vai ter uma criança com uma dentição mais saudável. Na infância e na adolescência, a alimentação precisa ser mais saudável e rica em nutrientes encontrados em frutas mais baratas e da região, como caju, goiaba, biriba e outras", finalizou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)