Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centros avançados em Rondônia ampliam pesquisas em doenças tropicais


  
O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) é o órgão responsável pelas pesquisas sobre as doenças tropicais da região Amazônica. A unidade trabalha em parceria com diversas entidades nacionais e internacionais de pesquisa, como o Instituto Pasteur, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, além de unidades internacionais das universidades de Massachusetts e da Virgínia (EUA), que colaboram com pesquisas nas áreas de imunologia e entomologia.

De acordo com o diretor clínico do Cepem, o médico e mestre em Biologia Experimental, Dhélio Batista Pereira, a unidade participa de intercâmbio técnico- científico com todas essas entidades, colaborando em pesquisas para doenças como a malária, hepatites B, C e Delta (espécie que só existe no Estado de Rondônia), atuando no tratamento e diagnóstico, além de pesquisas em biotecnologia para busca de novas drogas e fitoterápicos.

No caso da malária, ele explica que muitas vezes são acompanhados grupos de pacientes de localidades distintas, que podem, muitas vezes, desenvolver diagnósticos diferenciados. O Cepem mantém contato com a Rede de Vigilância de Resistência à Droga, pertencente ao Sistema Nacional de Pesquisa, que cria linhas de pesquisas para apoio à Vigilância Epidemiológica em todo o País. Em relação à dengue, por exemplo, o médico disse que também é feito o trabalho de vigilância, como a participação atual na capacitação que está sendo realizada em Porto Velho junto aos técnicos do Ministério da Saúde.

O Centro atua ainda em conjunto com o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (Ipepatro), que funciona como um centro avançado de pesquisa e como unidade mantenedora do Cepem no Estado de Rondônia, além de ser formalizador dos convênios entre as entidades parceiras brasileiras e internacionais. Os dois centros avançados contam com cerca de cem pessoas trabalhando entre pesquisadores, servidores laboratoriais e administrativos.

Modificação no tratamento à malária

O pesquisador exemplificou a modificação no tratamento à malária, em relação à resistência do plasmódium (parasita causador da doença) à antiga droga utilizada para o seu combate, que era feita à base de quinino. Segundo ele, os pesquisadores do Cepem participaram das pesquisas que resultaram no medicamento que é utilizado atualmente – o Coartem - à base de um componente sintético e de uma planta originária da China.

De acordo com o médico, que também é Conselheiro para Políticas de Saúde, o Cepem e o Ipepatro contam com o maior número de doutores na região, voltados à pesquisa das doenças tropicais, proporcionando avanços para a formação científica e acadêmica em Biologia Experimental. As unidades atuam ainda em colaboração com as áreas de Medicina e Biologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), tanto nos cursos de graduação, como no mestrado e doutorado em Biologia Experimental.

O Ipepatro conta com laboratórios e unidades de atendimento para Epidemiologia Molecular de Parasitas, Microbiologia, Entomologia, Epidemiologia, Saúde Pública, Hepatites Virais, Plataforma Técnica de Proteínas Recombinantes, Virologia, Genética Humana, Biotecnologia e Bioquímica, Cultivo Celular e Anticorpos Monoclonais e Quimioterapia. O centro também funciona atualmente como sede do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz-Noroeste), que terá futuramente laboratórios e salas administrativas em prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O terreno já foi doado pelo Estado e o prédio será construído com recursos do Ministério da Saúde.

Fonte: A/I SESAU

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)