Quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 17h15
O centro do Idoso, inaugurado há dois meses, pela prefeitura de Porto Velho, e coordenada pela secretaria municipal de Assistência Social (Semas), está a todo vapor atendendo centenas de idosos diariamente, nos períodos da manhã e tarde.
O centro oferece serviços de saúde (prevenção de doenças, controle de pressão arterial e diabetes, salas de jogos, artes plásticas, assistência social, atividades laborais, educação física e orientação nutricional.
As atividades são realizadas através de parcerias com as secretarias municipais de Educação (Semed), de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), de Saúde (Semusa), Fundação Cultural (Funcultural), de Esportes e Lazer (Semes) e outros parceiros e colaboradores.
Segundo a coordenadora pedagógica do Centro do Idoso, Regiane Neves, estes serviços já eram oferecidos no antigo recanto da Vovô e da Vovó. “Este novo centro foi ampliado com mais atividades e outros serviços”, disse.
A coordenadora acrescenta também, que em breve o centro irá oferecer 14 cursos de alfabetização para a terceira idade, tendo parceria com a Semed, aulas de hidroginástica e aulas de corte e costura. “O Centro do idoso tem como objetivo tirar o idoso do isolamento, trocar experiências entre eles e atividades culturais”, comentou a coordenadora.
A idosa Maria de Lurdes, 75 anos, freqüenta o local quase todos os dias. “Aqui é muito bom e divertido, faço ginástica, participo de palestras e ainda faço artes plásticas”, disse ela.
Vacinação
Esta semana o Centro do Idoso receberá a abertura da campanha de vacinação contra a Influenza. Será no sábado (05/05), a partir das 8h, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Poderão ser imunizados os adultos maiores de 60 anos; as gestantes em qualquer idade gestacional e as crianças de seis meses a menores de dois anos e os indígenas.
A campanha acontece até o dia 25 de maio e o atendimento vai até as 17h30min. Serão 120 pontos da aplicação da vacina, somando a área urbana e rural de Porto Velho. Além das unidades de saúde do município, também serão instalados postos fixos em escolas, igrejas, farmácias e associações.
Porto Velho tem um público estimado em cerca de vinte e um mil idosos, oito mil gestantes e doze mil crianças. E a prefeitura tem a meta de atingir pelo menos 80% deles.
Fonte: Janiele Viana
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta