Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cemetron registra aumento nos casos de Leptospirose


O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) registra um aumento nos casos de leptospirose, que é uma doença infecciosa transmitida por uma bactéria (Leptospira-sp), encontrada principalmente na urina do rato.

A doença está relacionada ao início das chuvas o que provoca transbordamento dos bueiros e córregos invadindo as tocas dos ratos, oportunidade em que as pessoas entram em contato com a água, por vezes contaminada com o microrganismo transmissor da leptospirose, que penetra através da pele ou feridas. Entre 2008 e 2011, foram registrados 106 casos, este ano de janeiro a setembro mais de 30, é o que informa o médico infectologista, Sérgio Basano, diretor executivo do Cemetron.

“Com o crescimento populacional nas cidades, aumenta a oferta de alimentos (restos de comida) aos ratos que se reproduzem assustadoramente, um casal chega a dar cria a mais de 1.300 descendentes ao ano e as pessoas que tem animais domésticos, podem contribuir e muito para a diminuição destes roedores não deixando sobras de ração nos potes à noite, pois é quando o rato mais se alimenta e sem parar, defecando e urinando no local liberando a bactéria causadora da Leptospirose”, diz Basano.

Sintomas e Tratamento

Segundo o médico, os sintomas são febre alta, oscilando entre 38 e 40 graus, dores musculares, dor na batatada perna (panturrilha), amarelão nos olhos (icterícia no globo ocular), escurecimento da urina (cor alaranjada), sangramento espontâneo na gengiva e nariz, entre outros.

Ao primeiro sinal de algum dos sintomas a pessoa deve procurar atendimento no posto de saúde mais próximo de sua casa, e se for o caso, o profissional médico encaminhará para tratamento no Cemetron. A terapia da doença são medicamentos específicos do grupo de antibióticos e outros de suporte, devidamente receitados por um profissional médico após a comprovação da doença considerada grave, podendo levar de 20 a 40% dos pacientes a óbito, caso não sejam tratados corretamente e em tempo hábil, desta forma, não tome nenhum medicamento, chás, remédios caseiros, podem influir no diagnóstico e perigoso para a sua saúde, sempre procure orientação médica para sua segurança, afirma Basano.

Saiba mais sobre esta doença, entre em contato com o Cemetron pelo e-mail cemetrongab@gmail.com ou pelo telefone do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) 3216-2201, um profissional médico irá esclarecer suas dúvidas, mas isso não substitui a consulta médica ambulatorial.

O secretário de Saúde (Sesau), Gilvan Ramos, fala da importância do Cemetron no contexto da saúde de nossa população, por oferecer serviços de excelência aos usuários do SUS e mesmo não sendo pronto socorro, atende 24 horas, com equipe treinada e capacitada em doenças tropicais, infecciosas, infectocontagiosas entre outras, conclui Gilvan.

Fonte: Decom / Wilson Souza

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)