Sexta-feira, 5 de abril de 2013 - 11h50
A exemplo da reforma do Centro de Esporte e Lazer Deroche Pequeno Franco (Cedel), que fica na região central de Porto Velho, o governo do Estado, através da Coordenadoria Geral de Apóio a Governadoria (CGAG), Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) e do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), está reformando, também, o Cedel da Avenida Jatuarana na zona Sul. Com execução direta da obra, a administração estadual tem feito uma economia de 90% se comparado com o que seria gasto se fosse realizada por terceiros.
O coordenador da CGAG, Valdo Alves, disse que a determinação do governador Confúcio Moura é atender a população com obras de qualidade, otimizando o dinheiro público, por isso, criamos essa parceria há três mãos envolvendo CGAG, Secel e Deosp. “Estamos fazendo as reformas dos Centros Esportivos de forma direta gastando apenas 10% do valor da obra em comparação se fosse feita por empresas da iniciativa privada”.
Alves disse que várias medidas foram adotadas para que pudesse chegar neste resultado tão positivo e citou a reativação da marcenaria e serralheria pública que estavam desativadas.
Raimundo Gregório da Silva, responsável pela marcenaria, ficou feliz com o retorno das atividades. Ele e mais três funcionários estão produzindo os bancos que serão utilizados no cedel e também o playground que é composto por vários brinquedos como balanço e escorredor para a criançada. O governo do Estado requisita da justiça madeiras apreendidas porque foram extraídas ilegalmente. O custo é praticamente zero.
São utilizadas também mão de obra de detentos, um programa que vem dando bons resultados porque ajuda na ressocialização do preso que, a cada três dias trabalhados, reduz um na pena. Na revitalização do Cedel da Jatuarana estão sendo empregadas mãos de obras de 30 detentos, sendo 22 homens e oito mulheres. Alves disse que esse é um projeto muito importante, pois vários detentos concluíram suas penas e estão no mercado de trabalho, pois recebem indicação do próprio governo do Estado, “pois quando o detento sai da prisão com aquele estigma de ex-detento fica difícil conseguir uma oportunidade de trabalho”.
A revitalização do Cedel da Jatuarana se fosse realizado por empreiteiras custaria em média R$ 1 milhão, no entanto, sendo executada de forma direta, irá custar em torno de R$ 100 mil. A obra teve início no dia 25 de março e a previsão de entrega é dia 19 do corrente mês. Ou seja, em tempo recorde a população da zona sul poderá usufruir de uma praça esportiva bonita e de qualidade.
Fonte: Eleni Caetano
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)