Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cedel é revitalizado pelo Governo da Cooperação


A exemplo da reforma do Centro de Esporte e Lazer Deroche Pequeno Franco (Cedel), que fica na região central de Porto Velho, o governo do Estado, através da Coordenadoria Geral de Apóio a Governadoria (CGAG), Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) e do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), está reformando, também, o Cedel da Avenida Jatuarana na zona Sul. Com execução direta da obra, a administração estadual tem feito uma economia de 90% se comparado com o que seria gasto se fosse realizada por terceiros.

O coordenador da CGAG, Valdo Alves, disse que a determinação do governador Confúcio Moura é atender a população com obras de qualidade, otimizando o dinheiro público, por isso, criamos essa parceria há três mãos envolvendo CGAG, Secel e Deosp. “Estamos fazendo as reformas dos Centros Esportivos de forma direta gastando apenas 10% do valor da obra em comparação se fosse feita por empresas da iniciativa privada”.

Alves disse que várias medidas foram adotadas para que pudesse chegar neste resultado tão positivo e citou a reativação da marcenaria e serralheria pública que estavam desativadas.

Raimundo Gregório da Silva, responsável pela marcenaria, ficou feliz com o retorno das atividades. Ele e mais três funcionários estão produzindo os bancos que serão utilizados no cedel e também o playground que é composto por vários brinquedos como balanço e escorredor para a criançada. O governo do Estado requisita da justiça madeiras apreendidas porque foram extraídas ilegalmente. O custo é praticamente zero.

São utilizadas também mão de obra de detentos, um programa que vem dando bons resultados porque ajuda na ressocialização do preso que, a cada três dias trabalhados, reduz um na pena. Na revitalização do Cedel da Jatuarana estão sendo empregadas mãos de obras de 30 detentos, sendo 22 homens e oito mulheres. Alves disse que esse é um projeto muito importante, pois vários detentos concluíram suas penas e estão no mercado de trabalho, pois recebem indicação do próprio governo do Estado, “pois quando o detento sai da prisão com aquele estigma de ex-detento fica difícil conseguir uma oportunidade de trabalho”.

A revitalização do Cedel da Jatuarana se fosse realizado por empreiteiras custaria em média R$ 1 milhão, no entanto, sendo executada de forma direta, irá custar em torno de R$ 100 mil. A obra teve início no dia 25 de março e a previsão de entrega é dia 19 do corrente mês. Ou seja, em tempo recorde a população da zona sul poderá usufruir de uma praça esportiva bonita e de qualidade.

Fonte: Eleni Caetano
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)