Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol faz balanço e alerta população contra a dengue



O governador Ivo Cassol, concedeu entrevista ao programa Fala Rondônia (RedeTV) em cadeia estadual, na manhã desta quinta-feira (17), e fez uma explanação das ações de trabalho do governo em todo o estado.

Na abertura do programa, foi veiculada uma matéria sobre o município de Alvorada do Oeste e a expansão da agricultura no plantio do inhame (legume muito consumido nas regiões sudeste e centro oeste do país), que agora está sendo produzido em Rondônia. Na análise de Cassol, o Estado de Rondônia está se tornando grande produtor de alimentos para outros estados e isso aquece a economia. “Por isso investimos em estradas, para facilitar o transporte dos nossos produtos e, conseqüentemente, vemos o reflexo no crescimento da economia”, argumentou o Ivo Cassol.

O governador anunciou logo no início da entrevista um investimento feito na segurança. De acordo com ele, foi dada uma contrapartida do Estado para a compra de uma escada magirus para equipar o corpo de bombeiros. “Estamos investindo R$ 600 mil reais para adquirir a escada que vai trazer melhor condição de trabalho para nossa corporação. Tomara que nunca precisem, mas se houver a necessidade de um equipamento para atender ocorrências de grandes proporções, estamos preparados para isso, acompanhando o desenvolvimento do Estado”, garantiu Cassol.

Na oportunidade, Cassol fez um alerta à população para ajudar no combate a dengue, que está com números alarmantes de casos por todo o Estado. Disse ainda, que se não houver conscientização por parte da população, a situação só tende a piorar. “Este ano já foram mais de 15 mil casos em todo o Estado. Temos dados da morte de três pessoas pela doença e o cuidado deve ser redobrado. Precisamos que o Ministério Público Federal juntamente com o Ministério Público do Estado, deputados, governo, prefeitos e a comunidade unam forças em prol da vida. O problema da dengue está em todo o país, por isso, temos que lutar juntos para vencer esse mal, que está dentro da casa de cada um de nós”, alertou o governador, acrescentando que, “é preciso prevenir!”, concluiu.

O governador criticou a prefeitura de Porto Velho, que em sua opinião, não está atuando no combate ao mosquito transmissor da doença na capital e aconselhou o secretário municipal de saúde a intensificar mais os trabalhos. “Foi disponibilizado recurso da compensação das usinas para serem aplicados na saúde da capital, o que está sendo feito? Este é o momento de intensificar os trabalhos a fim de prevenir para que não haja mais mortes”, disparou o governador.

Obras

Diversas obras já foram realizadas, outras estão em andamento, além das que estão sendo licitadas por todo o Estado de Rondônia, disse o governador, citando o aeroporto e Hospital de Cacoal, anelviário e duplicação da ponte na cidade de Ji-paraná, pontes, recapeamentos e asfaltos nas estradas que ligam diversos municípios, como Santa Luzia, cujas imagens, foram apresentadas durante a entrevista. “Estamos investindo em vários setores do nosso Estado. A maioria das nossas obras são com recursos próprios, outras são recursos do Governo Federal com a contrapartida do Estado”, explicou o governador.

Segundo Cassol, Porto Velho também tem recebido investimentos do Governo do Estado. “Preferimos trabalhar na prevenção. Por isso, conseguimos recursos junto ao Governo Federal através do PAC e mais a contrapartida do Estado para a realização das obras de água e esgoto tanto em Porto Velho como em outras cidades do interior. Estamos construindo ainda um novo hospital infantil, Cosme e Damião, um novo prédio do IML, o teatro estadual, o Centro Político Administrativo (CPA), além de reformar e ampliar o Hospital de Base. Tudo isso para garantir melhorias na vida da nossa população”, afirmou o governador.

Futuro político

Perguntado sobre o seu futuro político, Cassol explicou que pretende se afastar em abril do próximo ano para concorrer a outro cargo, tendo em vista que é governador reeleito e não pode disputar à mesma cadeira. 


A ressaca pós usinas

O governador demonstrou grande preocupação com a ressaca pós usinas e cobrou mudanças nas legislações tributárias. “Temos que lutar para mudar essa legislação tributária para compensar o desemprego que vai ficar em Rondônia com o término da construção das duas usinas. Se não pensarmos no futuro agora, vamos sofrer com o desemprego amanhã, porque os empregos e os impostos serão gerados no Rio de Janeiro e em São Paulo, vamos gerar energia para outro estado e ficar com migalhas para atender as necessidades de Rondônia que não serão poucas”, ressaltou Cassol.

Ao final da entrevista, o governador anunciou que os pagamentos dos salários e o décimo terceiro dos servidores estaduais estarão disponibilizados nas contas no início da semana. “Estamos concluindo mais um ano com o pagamento dos nossos servidores em dia, já são sete anos, e sem precisar utilizar de empréstimos em bancos para isso”, finalizou Cassol. 

TV Rondônia

Após a entrevista ao programa Fala Rondônia o governador Ivo Cassol seguiu para a TV Rondônia, onde Cassol reforçou o alerta quanto à dengue e a importância dos meios de comunicação apoiarem as ações. O governador também falou sobre a construção dos espaços para o Bumbódromo, Centro de Convenções e estádio na Capital. “Nós temos o projeto pronto para construir o Centro Cultural, de Convenções e o estádio aqui em Porto Velho, próximo ao aeroporto, uma obra que, pela topografia facilita e economiza muito sua construção, mas estamos dependendo da liberação da área pelo exército e aeronáutica, detentores da área. É uma obra importantíssima para o Estado e que estamos buscando, de todas as formas, realizar, mas precisamos da área para isso”, frisou Cassol. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)