Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol alerta sobre riscos de decreto federal



Num duro discurso realizado na manhã desta quinta-feira (14/08) no auditório do Centro de Treinamento da Emater em Ouro Preto (Centrer), na abertura de um encontro com gerentes da instituição de todo o estado, o governador Ivo Cassol criticou com veemência as novas exigências ambientais criadas por decreto pelo Governo Federal, esta semana, e que instituem uma nova lista de obrigações para os lavradores e agricultores de base familiar, as quais, se não cumpridas, sujeitam todos a pesadas multas diárias, que podem chegar a R$ 500,00 por hectare de cada propriedade.

“Assim como eu não tenho o poder de mandar no Governo Federal, os prefeitos não têm poder pra interferir no meu governo. Mas, quando eu quiser fazer uma maldade lá na cidade do prefeito, tenho a obrigação de, antes, ver pelo menos o tamanho da ferida que vou deixar no lombo deles”, disparou Cassol, ao referir-se à publicação de um decreto-lei que obriga todos os pequenos produtores rurais a realizarem, até o próximo dia 23 de janeiro, a averbação em cartório da reserva legal de suas propriedades.

Caso a exigência não seja cumprida e um agente do órgão ambiental competente – no caso de Rondônia, a Sedam – vistoriar a propriedade e constatar que a providência não foi tomada, o produtor é notificado de que terá entre 60 e 90 dias para regularizar a situação, protocolando em cartório o pedido de averbação. Vencido o prazo, ele fica sujeito a uma multa de 50 a 500 reais por dia, por hectare não averbado.

Sobre esta ameaça, o governador foi taxativo: “Eles pensam em Brasília que o nosso agricultor vive nadando em recursos, que dinheiro dá na roça, é só ir lá e cavocar com o enxadão. Quem passou vinte anos criticando quem administrava o Brasil, agora que está lá, transformou o Incra num zero à esquerda, não investe nos assentamentos e quer agora que nós façamos em seis meses o licenciamento de mais de 107 000 propriedades. Nós merecemos e exigimos mais respeito, estamos enjoados de tanto apagar fogueiras e consertar besteiras que eles fazem em Brasília”, acrescentou o Chefe do Executivo estadual, citando o episódio em que o Ibama lacrou a única usina de calcário de Rondônia, em Espigão do Oeste.

Cassol ainda alertou os executivos da Emater para que tomem extremo cuidado com a obrigação solidária que foi imposta aos extensionistas de também assinar o mesmo compromisso de recuperação ambiental que o proprietário que se dirigir ao cartório. “Estamos equipando a Emater, a Sedam e todos os órgãos que, de alguma forma, lidem com a questão ambiental, como é o caso da Secretaria de Estado das Agricultura, para cumprir nossa obrigação, mas dentro do que é razoável”

Sobre a oferta de crédito rural aos produtores, anunciada como sendo a maior da história do país, e assunto do evento, denominado “Encontro Estadual para a Socialização do Sistema Informativo de Acompanhamento de Créditos”, Ivo afirmou: “O Banco Central tem dinheiro até a tampa do cofre, mas ninguém pode tomar emprestado, tantas são as exigências feitas para os pequenos produtores", finalizou.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)