Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Casa da Juventude inicia novas turmas de qualificação


A prefeitura de Porto Velho, através da Casa da Juventude, iniciou novas turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de design gráfico, montagem e manutenção de micro computador, informática básica, produção e edição de vídeo. As aulas começaram no último dia 22 de outubro e de acordo com o administrador da casa, Fabiano Carvalho, cerca de 400 pessoas de inscreveram para a nova fase de capacitação.

Conforme Fabiano Carvalho, as vagas foram preenchidas em apenas cinco dias de inscrições (de 15 a 19 de outubro) tão logo encerraram as aulas das turmas anteriores, devido à grande procura e as referências positivas que o público tem da Casa da Juventude. A previsão é de que a formatura dos novos profissionais ocorra até o próximo dia dez de dezembro. Nas turmas anteriores foram formados 497 profissionais.

As aulas são realizadas pela manhã, tarde e noite, na própria Casa da Juventude. No caso do curso de montagem e manutenção de micro computadores, cinco turmas foram formadas. Duas delas funcionam pela manhã, outras duas no período da tarde e uma à noite. O curso de informática básica é composto de quatro turmas, sendo duas no período matutino e duas no vespertino. Duas turmas fazem o curso de produção e edição de vídeo e uma de design gráfico.

O administrador da casa faz questão de enfatizar que os cursos são totalmente gratuitos e direcionados para pessoas carentes, que não podem pagar uma instituição particular para obter a qualificação profissional. “Os cursos fazem parte da política implementada pela gestão municipal com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente as mulheres e jovens”, afirmou Fabiano Carvalho.
 

Idade

Além da qualificação na área tecnológica (design gráfico, montagem e manutenção de micro computador, informática básica, produção e edição de vídeo), a Casa da Juventude oferece cursos de hip hop, balé, taekwondo, muay thai, capoeira, dança de salão, técnica vocal, violão e flauta doce. Para a área tecnológica podem participar jovens a partir de 16 anos. Nos demais cursos, a idade mínima dos alunos é sete anos.
 

Emprego

Fabiano Carvalho também informa que a preocupação da prefeitura vai além de simplesmente oferecer qualificação. Uma equipe composta de “mobilizadores” sociais atua junto ao meio empresarial com a finalidade de conseguir vagas no mercado de trabalho para os novos profissionais. Desta forma, muitos daqueles que se formaram pela Casa da Juventude já estão empregados. A prefeitura ainda prima pelo associativismo e empreendedorismo.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)