Segunda-feira, 5 de novembro de 2012 - 12h07
A prefeitura de Porto Velho, através da Casa da Juventude, iniciou novas turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de design gráfico, montagem e manutenção de micro computador, informática básica, produção e edição de vídeo. As aulas começaram no último dia 22 de outubro e de acordo com o administrador da casa, Fabiano Carvalho, cerca de 400 pessoas de inscreveram para a nova fase de capacitação.
Conforme Fabiano Carvalho, as vagas foram preenchidas em apenas cinco dias de inscrições (de 15 a 19 de outubro) tão logo encerraram as aulas das turmas anteriores, devido à grande procura e as referências positivas que o público tem da Casa da Juventude. A previsão é de que a formatura dos novos profissionais ocorra até o próximo dia dez de dezembro. Nas turmas anteriores foram formados 497 profissionais.
As aulas são realizadas pela manhã, tarde e noite, na própria Casa da Juventude. No caso do curso de montagem e manutenção de micro computadores, cinco turmas foram formadas. Duas delas funcionam pela manhã, outras duas no período da tarde e uma à noite. O curso de informática básica é composto de quatro turmas, sendo duas no período matutino e duas no vespertino. Duas turmas fazem o curso de produção e edição de vídeo e uma de design gráfico.
O administrador da casa faz questão de enfatizar que os cursos são totalmente gratuitos e direcionados para pessoas carentes, que não podem pagar uma instituição particular para obter a qualificação profissional. “Os cursos fazem parte da política implementada pela gestão municipal com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente as mulheres e jovens”, afirmou Fabiano Carvalho.
Idade
Além da qualificação na área tecnológica (design gráfico, montagem e manutenção de micro computador, informática básica, produção e edição de vídeo), a Casa da Juventude oferece cursos de hip hop, balé, taekwondo, muay thai, capoeira, dança de salão, técnica vocal, violão e flauta doce. Para a área tecnológica podem participar jovens a partir de 16 anos. Nos demais cursos, a idade mínima dos alunos é sete anos.
Emprego
Fabiano Carvalho também informa que a preocupação da prefeitura vai além de simplesmente oferecer qualificação. Uma equipe composta de “mobilizadores” sociais atua junto ao meio empresarial com a finalidade de conseguir vagas no mercado de trabalho para os novos profissionais. Desta forma, muitos daqueles que se formaram pela Casa da Juventude já estão empregados. A prefeitura ainda prima pelo associativismo e empreendedorismo.
Fonte: Augusto José
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg