Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cantata natalina é festejada por populares


Cantata natalina é festejada por populares - Gente de Opinião 

O palco ainda estava sendo aparelhado, e na Catedral a missa das 18 horas estava sendo celebrada pelo padre Franco, com a igreja lotada, mesmo assim as pessoas se organizavam com antecedência para abertura oficial dos festejos natalinos da prefeitura. A festa programada para começar às 19 horas começou bem antes para muitas pessoas, que esperavam ansiosos pela Cantata de Natal (CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS). Entre os ansiosos estava dona Arlinda Talha de Souza, de 84 anos de idade, natural de Guajará Mirim. Ela chegou às 17 horas, acompanhada do filho, nora, neta e bisneta. Arlinda esta há 40 anos na capital e disse que nunca viu uma festa tão bonita e que alegrou a cidade.

Legionária do Coração de Jesus, já participou de muitas festas na Igreja Católica, mas a Cantata organizada pela primeira dama Lucilene Peixoto a surpreendeu. “Graças a Deus ainda cheguei a ver uma beleza dessas” – disse a senhora se referindo à idade avançada.

O estudante Filipe Coelho Duarte, de 11 anos, flautista do coral Villa Lobos, foi prestigiado pela família ao subir no palco da Cantata. O evento reuniu a família e despertou o espírito natalino. O pai, José Maria de Lima, representante comercial, 37 anos, a mãe, Luciana Coelho Duarte, dona de casa, 37 anos, e a irmã de 9 meses, estiveram pela primeira vez na Cantata de Natal. José Maria destacou que o ambiente é tranqüilo e seguro para levar a família, além de oferecer uma bela ornamentação natalina. “Eu pensei que a festa era mais simples, mas me enganei quando cheguei ao lugar e vi essa ornamentação tão linda” - disse Luciana admirada.

O sacristão Delson Carmo dos Santos, 42 anos, operador de máquinas pesadas, olhava para o evento em frente a Igreja e aguardava o final da missa para participar do evento. Sozinho, longe da família, mora há 10 anos em Porto Velho, disse que ia ter a população portovelhense como companhia. “Essa é a primeira vez que aprecio a cantata, o lugar está muito bonito, a praça iluminada, é um ambiente que influência no espírito natalino”, disse.

O portovelhense Tácito Pereira, 43 anos, geógrafo e presidente municipal do PT, aproveitou o evento para prestigiar a mãe, Silvanira Pereira, 76 anos, que faz parte do coral 3ª idade do Sesc. “A participação dela na Cantata dinamizou seus dias. Foi uma semana de preparação que a estimulou muito e alegrou nossa família”, disse. Tácito veio pela segunda vez à cantata e disse que a festa desperta o espírito natalino, é um espaço para a família e já entrou para o calendário festivo de Porto Velho e das famílias.

Mas o público que esteve na cantata também foi composto por trabalhadores. A festa além do espírito natalino propiciou a dezenas de ambulantes uma renda a mais no final de semana. A comerciante Marilu Encarnação Melo, 40 anos, trocou a venda de confecções no domingo pela Cantata de Natal. Investiu em refrigerante e água e seguiu para praça para vender sua mercadoria. Chegou cedo, às 16 horas, arriscou na oportunidade e disse que o grande movimentou lhe rendeu um bom lucro, mas ainda assim aproveitou para apreciar a boa música vinda dos corais que se apresentavam.

A jovem Francidalva Chaves, 27 anos, funcionária pública, trouxe a sobrinha Júlia Araujo, de 6 anos, para o ambiente natalino. As duas aproveitaram para tirar fotos. Francidalva disse que estava satisfeita com a organização, por ter lugares para sentar e apreciar os corais, achou confortável e disse que o evento é uma forma de despertar para o espírito religioso da festa e não somente comercial, como vem ocorrendo nos últimos anos. “O sentido esta aqui, reunir a família e despertar o lado cristão. Muitas pessoas distantes da religiosidade chegam até a se definir num lugar como este”, afirmou.

O menino Jean Guilherme Teixeira, de 4 anos de idade, filho da funcionária pública Edilene Teixeira dos Santos, estava afoito com tantas luzes e brinquedos. Edilene veio com a sogra, o marido e mais um filho para prestigiar a cantata. Jean foi o que mais andou pela ornamentação, que incluía estátuas de santos e muita luz.

Patricia Cristine Thiago Doubbler, 17 anos, estudante, estava acompanhada da mãe e da avó, participara da missa, após seguiu para a Cantata. A estudante disse que o tempo estava quente, mas a forma que fora organizado o evento ajudou a refrescar. Considerou o ambiente muito tranqüilo e propicio para um passeio com a família e casais de namorados.

Enquanto trabalhava organizando os ambulantes, a fiscal de postura Cassiane Amorim de Matos, fiscal de postura da prefeitura, 31 anos, estava refletindo sobre o Natal. Ela se surpreendeu com a quantidade de pessoas prestigiando o evento e afirmou que vai arrumar um tempo para propiciar a família também esse sentimento. “Tem uma tia minha de Manaus aqui, vou aproveitar apara mostrar a ornamentação e no domingo trase-la para ver a chegada do papai Noel” – disse.

Até mesmo quem chegou no finalzinho da festa foi contagiado. A enfermeira Josimeire de Oliveira, 31 anos, esta a passeio com o filho, marido e a mãe, visitando os locais enfeitados pela prefeitura, quando finalizou o passeio na praça da prefeitura e o último coral se apresentava. Ficou admirada da ornamentação e aproveitou para posar para as fotos, e a mãe ainda levou de presente um CD natalino do músico e autor Zezinho Maranhão, que foi distribuído pelo prefeito Roberto Sobrinho e pela primeira dama Lucilene Peixoto, para muitos convidados da festa.

Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)