Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Cantata natalina é festejada por populares


Cantata natalina é festejada por populares - Gente de Opinião 

O palco ainda estava sendo aparelhado, e na Catedral a missa das 18 horas estava sendo celebrada pelo padre Franco, com a igreja lotada, mesmo assim as pessoas se organizavam com antecedência para abertura oficial dos festejos natalinos da prefeitura. A festa programada para começar às 19 horas começou bem antes para muitas pessoas, que esperavam ansiosos pela Cantata de Natal (CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS). Entre os ansiosos estava dona Arlinda Talha de Souza, de 84 anos de idade, natural de Guajará Mirim. Ela chegou às 17 horas, acompanhada do filho, nora, neta e bisneta. Arlinda esta há 40 anos na capital e disse que nunca viu uma festa tão bonita e que alegrou a cidade.

Legionária do Coração de Jesus, já participou de muitas festas na Igreja Católica, mas a Cantata organizada pela primeira dama Lucilene Peixoto a surpreendeu. “Graças a Deus ainda cheguei a ver uma beleza dessas” – disse a senhora se referindo à idade avançada.

O estudante Filipe Coelho Duarte, de 11 anos, flautista do coral Villa Lobos, foi prestigiado pela família ao subir no palco da Cantata. O evento reuniu a família e despertou o espírito natalino. O pai, José Maria de Lima, representante comercial, 37 anos, a mãe, Luciana Coelho Duarte, dona de casa, 37 anos, e a irmã de 9 meses, estiveram pela primeira vez na Cantata de Natal. José Maria destacou que o ambiente é tranqüilo e seguro para levar a família, além de oferecer uma bela ornamentação natalina. “Eu pensei que a festa era mais simples, mas me enganei quando cheguei ao lugar e vi essa ornamentação tão linda” - disse Luciana admirada.

O sacristão Delson Carmo dos Santos, 42 anos, operador de máquinas pesadas, olhava para o evento em frente a Igreja e aguardava o final da missa para participar do evento. Sozinho, longe da família, mora há 10 anos em Porto Velho, disse que ia ter a população portovelhense como companhia. “Essa é a primeira vez que aprecio a cantata, o lugar está muito bonito, a praça iluminada, é um ambiente que influência no espírito natalino”, disse.

O portovelhense Tácito Pereira, 43 anos, geógrafo e presidente municipal do PT, aproveitou o evento para prestigiar a mãe, Silvanira Pereira, 76 anos, que faz parte do coral 3ª idade do Sesc. “A participação dela na Cantata dinamizou seus dias. Foi uma semana de preparação que a estimulou muito e alegrou nossa família”, disse. Tácito veio pela segunda vez à cantata e disse que a festa desperta o espírito natalino, é um espaço para a família e já entrou para o calendário festivo de Porto Velho e das famílias.

Mas o público que esteve na cantata também foi composto por trabalhadores. A festa além do espírito natalino propiciou a dezenas de ambulantes uma renda a mais no final de semana. A comerciante Marilu Encarnação Melo, 40 anos, trocou a venda de confecções no domingo pela Cantata de Natal. Investiu em refrigerante e água e seguiu para praça para vender sua mercadoria. Chegou cedo, às 16 horas, arriscou na oportunidade e disse que o grande movimentou lhe rendeu um bom lucro, mas ainda assim aproveitou para apreciar a boa música vinda dos corais que se apresentavam.

A jovem Francidalva Chaves, 27 anos, funcionária pública, trouxe a sobrinha Júlia Araujo, de 6 anos, para o ambiente natalino. As duas aproveitaram para tirar fotos. Francidalva disse que estava satisfeita com a organização, por ter lugares para sentar e apreciar os corais, achou confortável e disse que o evento é uma forma de despertar para o espírito religioso da festa e não somente comercial, como vem ocorrendo nos últimos anos. “O sentido esta aqui, reunir a família e despertar o lado cristão. Muitas pessoas distantes da religiosidade chegam até a se definir num lugar como este”, afirmou.

O menino Jean Guilherme Teixeira, de 4 anos de idade, filho da funcionária pública Edilene Teixeira dos Santos, estava afoito com tantas luzes e brinquedos. Edilene veio com a sogra, o marido e mais um filho para prestigiar a cantata. Jean foi o que mais andou pela ornamentação, que incluía estátuas de santos e muita luz.

Patricia Cristine Thiago Doubbler, 17 anos, estudante, estava acompanhada da mãe e da avó, participara da missa, após seguiu para a Cantata. A estudante disse que o tempo estava quente, mas a forma que fora organizado o evento ajudou a refrescar. Considerou o ambiente muito tranqüilo e propicio para um passeio com a família e casais de namorados.

Enquanto trabalhava organizando os ambulantes, a fiscal de postura Cassiane Amorim de Matos, fiscal de postura da prefeitura, 31 anos, estava refletindo sobre o Natal. Ela se surpreendeu com a quantidade de pessoas prestigiando o evento e afirmou que vai arrumar um tempo para propiciar a família também esse sentimento. “Tem uma tia minha de Manaus aqui, vou aproveitar apara mostrar a ornamentação e no domingo trase-la para ver a chegada do papai Noel” – disse.

Até mesmo quem chegou no finalzinho da festa foi contagiado. A enfermeira Josimeire de Oliveira, 31 anos, esta a passeio com o filho, marido e a mãe, visitando os locais enfeitados pela prefeitura, quando finalizou o passeio na praça da prefeitura e o último coral se apresentava. Ficou admirada da ornamentação e aproveitou para posar para as fotos, e a mãe ainda levou de presente um CD natalino do músico e autor Zezinho Maranhão, que foi distribuído pelo prefeito Roberto Sobrinho e pela primeira dama Lucilene Peixoto, para muitos convidados da festa.

Aurimar Lima
 

Mais Sobre Política

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

O deputado estadual Lebrão (MDB) apresentou, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa de Rondônia, projeto de lei ordinária (PLO), que d

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras