Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 - 12h01
O lançamento da pedra fundamental da construção da oitava unidade do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Guajará-Mirim, realizada na última sexta-feira, 07, foi comemorado por todos da comunidade como um marco para o município, por ser a primeira escola profissionalizante instalada na cidade. Serão investidos um total de R$ 14 milhões na obra, que deverá ser concluída em dezembro de 2013, quando passarão a funcionar os cursos profissionalizantes de Informática, Eletrotécnica e de Licenciatura em Matemática. O novo Câmpus é considerado binacional, pois atenderá estudantes de Guayarámirim, na Bolívia.
O evento contou com a presença do reitor, Raimundo Jimenez, do senador, Valdir Raupp, da deputada federal, Marinha Raupp, dos prefeitos de Guajará-Mirim e Guayarámirim, Atalíbio Pegorini e Alexander Gusman, respectivamente, além de Nanci Rodrigues da Silva, secretária de desenvolvimento ambiental do Governo do Estado e do bispo emérito de Guajará, Geraldo Verdier. “O que está acontecendo hoje aqui é resultado de um grande projeto iniciado no governo Lula em 2003, que é a expansão da Educação Profissional e Tecnológica. O fator primordial é a chegada desta expansão aos munícipios brasileiros”, avaliou Jimenez.
Na oportunidade houve a assinatura do contrato com a construtora responsável pela obra. O reitor do IFRO, Raimundo Jimenez, fez uma apresentação em slides de como ficará a futura unidade. O evento aconteceu na sede da Câmara de Vereadores. Como contrapartida do município, a Prefeitura de Guajará-Mirim doou o terreno onde será construída a escola federal. “Depois do IFRO teremos uma nova Guajará, pois estará abrindo oportunidades que jamais teríamos para nossas famílias. Isso abrirá portas para uma vida melhor”, afirmou Pegorini.
O polo binacional atenderá a um público de 1.200 alunos brasileiros e bolivianos, e criará cerca de 105 empregos diretos com a contratação via concurso público de professores e técnicos administrativos. Anunciada em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, a nova unidade da Rede Federal de Educação Tecnológica faz parte da terceira etapa da expansão, que prevê a implantação de mais 120 unidades dos institutos federais, com prioridade para as microrregiões e cidades com mais de 50 mil habitantes.
A implantação da unidade no município vai suprir a necessidade das empresas da região por mão-de-obra qualificada, inserindo novos profissionais capacitados no mercado de trabalho. A escolha dos cursos que serão ministrados no Câmpus foi feita a partir de uma pesquisa da atividade econômica da região, além de uma audiência pública com a participação de vários setores da comunidade.
A estrutura física do Câmpus terá 02 blocos com dois pavimentos cada um, compostos de laboratórios da matemática, física, biologia/química, máquinas elétricas, salas de aula, área administrativa entre outros espaços.
Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,