Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Campanha 'Dói Mais Quando Você Não Denuncia' visa reduzir índice de violência contra a mulher


 
 Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, aponta que os índices de violência contra a mulher estariam mais altos se a Lei Maria da Penha, que completa nove anos em 2015, não tivesse sido criada. A redução foi de 10% em relação aos casos de mulheres mortas dentro de casa no Brasil. 
 
 Para chegar a essa conclusão, o Ipea utilizou o método chamado modelo de diferenças em diferenças, que confronta os números de homicídios contra mulheres dentro dos lares com os registrados em relação aos homens, e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS. No entanto, mesmo com esses números e resultados positivos, os problemas relacionados à violência contra a mulher ainda estão muito longe do fim.
 
 Um outro estudo do Ipea mostra que 43% das mulheres brasileiras dizem que já foram vítimas de algum tipo de violência física ou verbal. E 90% dos casos que terminaram em morte, os autores dos crimes eram conhecidos das vítimas. Com o intuito de conscientizar a população portovelhense sobre o problema, a Prefeitura de Porto Velho lançou na sexta-feira, 07, a campanha “Dói Mais Quando Você Não Denuncia”, desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Creas Mulher e o Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM). 
 
 A campanha consiste na realização de pit stop em locais estratégicos de grande movimentação com a distribuição de folderes, adesivos e cartazes alusivos à campanha. Na abordagem a equipe também conversa com os condutores e com que está dentro do veículo chamando atenção para o problema e passando orientações sobre como denunciar caso testemunhem algum tipo de violências contra a mulher.
 
 O primeiro pit stop aconteceu nesta sexta-feira na avenida Jorge Teixeira, próximo à loja Havan. O próximo será no dia 14 na avenida Jatuarana, esquina com a avenida Tancredo Neves, na zona sul. “A intenção é massificar as informações sobre a Lei Maria da Penha para que as mulheres saibam como se proteger, saiba os caminhos que tem seguir para dar um basta a essa questão da violência contra a mulher que por um acaso seja sofrendo”, frisou a coordenadora da CMPPM, Vanuza Nascimento Machado.
 
 A coordenadora adiantou que o município hoje está estruturado, junto com a rede de enfrentamento, a dar todo suporte e apoio à mulher vítima de violência, como o Centro de Referência Sonho de Liberdade (Creas Mulher), o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (CMDM). “A Lei Maria da Penha, para nós mulheres, foi uma conquista que buscávamos há anos. E nós gestores, não podemos aceitar nenhum tipo de violência contra a mulher, seja doméstica, visual, psicológica ou física. E essa campanha visa incentivar as mulheres a quebrarem o silêncio e enfrentarem o problema denunciando seu agressor”, afirmou.
 
 Vanuza Machado explicou ainda que a Lei Maria da Penha garante à mulher vítima de violência uma série de medidas rápidas e eficientes que podem evitar novos traumas e até mesmo salvar vidas. No caso, o juiz poderá aplicar ao agressor de imediato, suspensão da posse ou restrição do porte de arma, afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima, como aproximação da vítima, de familiares e testemunhas, proibição de frequentar determinados lugares, restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, entre outras.
 
Fonte: Joel Elias 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)