Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara dabaterá demarcação de territórios indígenas


Dez lideranças indígenas vão participar diretamente do grupo de trabalho instalado ontem (18), no Plenário 2 das Comissões, para tentar um acordo em torno de projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e afetam a demarcação dos territórios indígenas. O grupo foi decidido pelo presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), na segunda-feira, quando lideranças indígenas tomaram conta do plenário.Câmara dabaterá demarcação de territórios indígenas - Gente de Opinião

O grupo de trabalho é formado também por dez deputados, entre eles o deputado Padre Ton (PT-RO), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas. O mediador será o deputado Lincoln Portela (PR-MG). Os demais integrantes são: Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG); Chico Alencar (PSOL-RJ); Domingos Dutra (PT-MA); Edio Lopes (PMDB-RR); Moreira Mendes (PSD-RO); Ricardo Tripoli (PSDB-SP); Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Sarney Filho (PV-MA).

Durante a instalação do grupo de trabalho, no plenário lotado pelos indígenas, o deputado Padre Ton disse que “mesmo na ausência do presidente Henrique Alves neste ato, é preciso agradecer por ter cumprido a promessa de instalação dessa mesa de diálogo entre parlamentares e lideranças indígenas”.

“Esta mesa, como foi apontado naquela noite histórica de terça feira, vai discutir os encaminhamentos da PEC 215, e outros projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados, com representação de indígenas de mais de 22 estados, dialogando com o STF e também com o governo federal”, disse o deputado.

Padre Ton lembrou que há uma dívida histórica com os direitos dos povos tradicionais, e que passados 25 anos da Constituinte a demarcação de todas as terras não foi cumprida ainda. “Se avançou na Amazonia porque é a região menos habitada, mas temos de avançar também nas regiões mais antigas, onde a colonização portuguesa se fez presente, como Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas e Bahia e também na região Sudeste, em Minas Gerais, São Paulo, com problemas também no Rio de Janeiro”, diz.
Para o deputado Domingos Dutra, um dos principais desafios será a superação de resistências mútuas. "É o que estou chamando de um grupo de aproximação: os indígenas, que têm uma visão negativa do Parlamento e dos políticos; e aqueles que acham que os índios não têm direito, que não produzem e que a produção que eles têm não ajuda o mercado. Portanto, nós vamos nos aproximar", disse.

O coordenador do grupo e presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Lincoln Portela (PR-MG), afirmou que as reuniões vão ajudar a pacificar conflitos. Entre os deputados que participarão dos debates estão representantes dos ambientalistas e dos ruralistas.

O deputado Édio Lopes disse que o fórum que se inicia “é talvez o mais importante debate envolvendo as questões indígenas do país.”

O grupo de trabalho surgiu da pressão de centenas de índios que ocuparam o Plenário na terça-feira (16), em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere para o Legislativo o poder de decidir sobre a demarcação e homologação das terras indígenas. Na visão dos índios, a PEC inviabiliza a criação de novas reservas devido à força da bancada ruralista no Parlamento.
Suspensão da PEC

Segundo acordo entre os líderes partidários e o presidente da Câmara, a tramitação da PEC não vai avançar, pelo menos neste semestre. Enquanto isso, o grupo de trabalho pretende ampliar a discussão das questões indígenas com vários setores. As reuniões do grupo serão mensais e visam aproximar interesses territoriais distintos.

O líder indígena Otoniel Ricardo, Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul, também aposta no diálogo. "Nós vamos trabalhar coletivamente, discutindo e respeitando cada um que está aqui. Assumimos, perante vocês, um compromisso muito grande", afirmou.

Participarão do grupo dois representantes de cada região do Brasil. Da região Norte Sonia Guajajara e José Carmelo Alberto Nunes (Nauá); da região Nordeste Antônio de de Jesus (Tuxá) e Aurivan Barros (Truká); Centro Oeste, Otoniel Ricardo (Guarani-Kaiwoá) e Lindomar Ferreira (Terena); região Sudeste Avanir Oliveira (Fulni-ô) e Paulo Henrique Vicente (Tupiniquim) e região Sul Rildo Kaingangue e Marciano Rodrigues (Guarani).

Fonte: Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)