Quarta-feira, 14 de março de 2012 - 19h03
A Câmara Municipal de Porto Velho realizou esta manhã, reunião especial com todos os vereadores, coordenador municipal de limpeza urbana, Wilson Correia da Silva e o diretor operacional e de novos negócios, Hugo Nery e Alexandre Pereira, da empresa Marquise, concessionária do serviço de limpeza e recolhimento de lixo de Porto Velho.
O presidente do legislativo, vereador Eduardo Rodrigues, autor do requerimento que originou a reunião, não escondeu o objetivo do evento: “nosso interesse é sair daqui com o compromisso de melhorar os serviços de recolhimento do lixo em Porto Velho. Vamos dar um tempo curto pra que isso aconteça. Se não acontecer, vamos tomar outras medidas”. E exibiu vídeos mostrando a situação caótica das ruas e bairros da cidade. Em determinado momento sentenciou: “hoje a população tem dois inimigos: o transporte público urbano e a Marquise”.
Por sua vez, os diretores a empresa – que atua em todo o Brasil – mostraram documentários registrando o crescimento da produção de lixo desde o início do contrato até agora. Em 2008 eram recolhidos de 6 mil toneladas/ mês e agora já são 10 mil toneladas de lixo e mais 5 mil de entulhos. Entretanto continua recebendo somente por 6 mil toneladas. Por isso, querem agora, que a Prefeitura aceite um realinhamento dos valores.
Esta defasagem, segundo eles, é a responsável por alguns problemas. Além dos de natureza do crescimento da cidade e da grande oferta de empregos. Como conseqüências não têm mão-de-obra nacional local suficiente para atender a demanda. São obrigados a importar trabalhadores.
Os vereadores, entretanto, não se interessaram por esta questão por se tratar de uma ação de renegociação da empresa com o executivo. Todos se manifestaram pelo imediato compromisso da diretoria da Marquise em promover a regularização dos serviços, com recolhimento dia sim dia não, conforme é o compromisso da empresa. E com gente preparada e fiscalizada para evitar conflitos entre trabalhadores e descontentamento dos cidadãos da Capital e dos distritos do município a empresa.
Ao final dos debates, os diretores da empresa se comprometeram em melhorar o serviço de coleta e a fiscalização das atividades dos trabalhadores que, em muitas ocasiões deixam lixo pra trás, espalhados nas ruas e calçadas dos moradores. E ficaram de fiscalizar, também, o uso adequado dos equipamentos de segurança destes trabalhadores.
Segundo Eduardo Rodrigues, dentro de um mês nova reunião de avaliação será realizada. E aí, sim, se não tiver melhorado os serviços e a Prefeitura já houver feito o realinhamento dos valores, será o momento de se encontrar novas soluções. Como por exemplo, licitar o excesso da demanda e contratar nova empresa. “O que não podemos aceitar é que a situação continue do jeito que está. Nós como vereadores temos compromisso com as pessoas da cidade. E vamos fazer nossa parte”.
Fonte: Osmar Silva
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),