Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caixa Econômica debate projeto 'Quintais Produtivos'


Foi realizado na sede da Superintendência Regional Rondônia da Caixa Econômica Federal (CEF), de ontem quinta-feira (24), uma reunião do gerente regional Wilson Souza e da gerente Elenice Carraro da Gerência Executiva de Habitação (GIHAB) e equipe, com representantes do Ministério da Integração Nacional, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRO), da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em pauta um inédito projeto denominado "Quintais Produtivos", que é uma proposta que está sendo nacionalmente discutida e visa incrementar a produtividade no campo.

O projeto consiste em fornecer Kit de irrigação, insumos e equipamentos para beneficiamento da produção, com recursos Ministério da Integração, via Ministério das Cidades e gestão via Caixa Econômica Federal, para produção em pequenas áreas que variam de 500 m² a 2.500 m², com o objetivo de garantir a segurança alimentar, geração de renda e fixação das famílias de agricultores no campo, todo este processo priorizará a produção Agroecologica.

Este projeto será desenvolvido conjuntamente com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e tem como público preferencial as famílias beneficiadas pelo PNHR. A proposta que nasceu inicialmente da mobilização nacional das mulheres denominado Marcha das Margaridas e Jornada das Margaridas realizada em agosto do ano passado em Brasília, é voltado principalmente ao fortalecimento da autonomia econômica e organização produtiva das as mulheres.

Objetivo da reunião foi propor à CEF uma parceria com o Ministério da Integração para implementação em Rondônia de um projeto piloto dessa proposta, que foi encaminhada pela CONTAG/FETAGRO ao Governo Federal. Rondônia seria o primeiro Estado a ser beneficiado pelo projeto servindo de referência para posterior criação do Programa Quintais Produtivos.

Os representantes da Caixa Econômica foram muito receptivos ao projeto e se dispuseram a implementar o piloto do futuro programa, após a autorização da diretoria Nacional da instituição bancária. Próximo passo agora será uma reunião em Brasília com o Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério Integração, Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome, Caixa Econômica e CONTAG, para detalhar a operacionalização do projeto, sendo estas negociações do Grito da Terra Brasil.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, manifestou sua satisfação com a receptividade da CEF de Rondônia ao fortalecimento da implementação do Plano Nacional de Agroecologia com o apoio a proposta de fortalecimento da produção do "Quintal Produtivo". A secretaria de meio ambiente da FETAGRO, Creonice Vilarim ressaltou que o início de um projeto desta importância em Rondônia reflete o grau de organização dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e da Federação. Itamar Ferreira, presidente da CUT, destacou que "um programa da importância dos Quintais Produtivos só está sendo possível porque temos um governo federal que enxerga a importância da agricultura familiar".

Participaram da reunião, também, Izabel Oliveira Secretaria de Mulheres da FETAGRO manifestando o quanto esta proposta é importante para a vida das mulheres que na sua maioria tem muita dificuldade de acesso a apoio via credito, receber o apoio via transferência e ainda conjunto com a Habitação Rural, significa uma mudança importantíssima na vida destas famílias, mas em especial na vida das mulheres; José Cícero Alves vice-presidente e Sandra Felycio secretaria de juventude, ambos da CUT e assessores.

FONTE: CUT/CONTAG

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)