Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caerd intensifica fiscalização para combater fraudes



OPERAÇÃO CAÇA FRAUDE – A Polícia Civil está integrada com a CAERD para plano de ações no combate ao furto de água tratada, e nesta terça (16/01) foram iniciados os trabalhos com cronograma de operações por vários dias e em todas as regiões da Cidade de Porto Velho.

Nesta terça, as ações foram desenvolvidos em consumidores que apresentavam indícios de irregularidades. O assessor da presidência da CAERD, Tiago Sena, disse que “as ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Polícia Civil, a qual desde 2017 possui uma Delegacia Especializada em Repreensão à Fraudes e Furtos de Serviços Públicos, e os policiais civis estão integrando equipe da CAERD para tratarem da parte criminal, visto que as ligações clandestinas, o conhecido “gato” na rede de água é crime, e terão medidas criminais e judicais adotadas, fora a multa administrativa apliacada pela CAERD.”

O assessor da CAERD disse ainda que “as equipes estão utilizando o aparelho GPR que detecta ligações clandestinas, de forma que esse aparelho detecta canos e ligalções até 8 metros abaixo da terra, possibilitando ação pontual das equipes para detectar a ligação clandestina”.

Furto de água é crime previsto no código penal

A operação Caça Fraude visa coibir furtos de água tratada, e é uma das medidas da Companhia para diminiur os niveis de perda de água, assim, autorreligação ou ligação clandestina, conhecidas como “gato”, caracteriza furto de água, portanto é crime previsto no Art. 155 Código Penal Brasileiro. Além disso, essa prática gera prejuízo para toda a população que se abastece da mesma rede onde está a fraude, com vazão reduzida pelo furto de água e pelos vazamentos que sempre estão presentes nesses casos.

Para tentar reverter esse quadro, a Companhia está intensificando as ações de fiscalização e a Operação Caça Fraude as equipes realizam a detecção das ligações clandestinas em diferentes bairros da Capital e municípios do interior.

As fraudes podem gerar multas aplicadas variam de R$ 144,50 até R$ 1.445,00 mais a diferenças de consumo ou meses não faturados.

A orientação aos clientes em situação irregular, é que procurem a CAERD para normalizar a situação com a empresa e recuperar o crédito.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)