Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 20h55
O diretor Técnico e Operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), engenheiro Mauro Berberian, apresentou o relatório com os esclarecimentos sobre o aspecto enegrecido da água que abasteceu à população dos Setores 1, 3, 5 e BNH, em Ariquemes.
Conforme o relatório apresentado por Berberian, trata-se da dispersão do elemento antracito - carvão mineral: em meados de janeiro deste ano, houve uma elevação da presença de areia na água bruta da captação do Rio Jamari, promovendo por reação no leito filtrante, a fragmentação desse carvão mineral em grânulos mais finos, que, por sua vez, foram carreados com a água de abastecimento pela adutora que injeta água tratada diretamente na rede de distribuição para aquelas unidades consumidoras dos Setores acima mencionados.
Segundo Eliana Seti, superintendente regional, outros bairros do município foram afetados, em menor proporção. "Os demais bairros da cidade foram afetados em pequenas proporção, uma vez que o carvão mineral sedimentou no fundo do reservatório localizado no Parque Tropical", disse.
"O que aconteceu foi uma ação tempestiva da equipe local da Companhia, que promoveu a descarga defundo e, assim, eliminou por completo esse material (antracito) depositado no reservatório", informou Mauro Berberian.
Berberian esclareceu que: o antracito (carvão mineral) é um material inerte, sem qualquer efeito tóxico à saúde humana, cuja função é eliminar o cheiro da água quando em contato com material orgânico presente em um rio.
FILTRAGEM
O Diretor Técnico e Operacional da Caerd já tinha esclarecido a população, logo que os primeiros sinais do antracito surgiram na água. À época, 23 de março, ele declarou que "não se trata de contaminação, porém há a necessidade de tão somente desprezar essa água com aspecto enegrecido, mantendo as torneiras abertas por tempo suficiente até sua eliminação e, para a ingestão, bastasse apenas filtrar".
Eliana Seti destacou que a Superintendência Regional da Caerd, em Ariquemes, tem promovido constantes descargas nas redes. "A equipe local tem efetuado as descargas na redes de distribuição dos bairros atingidos, para eliminar por completo algum material que ainda permaneça", disse.
Ela ressaltou que esta programado para os próximos dias a substituição do leito de outros três filtros, pois a Estação de Tratamento de Água (ETA) possui quatro e apenas um foi substituído. "Comunicaremos à população, prevenindo-a sobre os períodos nos quais serão realizadas as ações de manutenção inerentes à filtragem da água", declarou Eliana Seti.
Fonte: Newton Sérgio
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)