Sábado, 1 de setembro de 2012 - 10h14
O problema com a captação de água no rio Madeira, que provocou o desabastecimento de água em Porto Velho, não deverá voltar a ocorrer com a solução encontrada conjuntamente pela Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd), responsável pelo fornecimento de água tratada e esgotamento sanitário, e Santo Antônio Energia, responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio.
A solução acordada entre ambas as empresas em reunião ocorrida, na sede da Caerd, é a construção de uma adutora provisória com cerca de 900 metros que interligará uma das tomadas de água, localizada na barragem, com a estação elevatória já existente. Esta obra será executada com recursos da Santo Antônio Energia e deverá estar finalizada até novembro deste ano.
A presidente da Caerd acatou de imediato o projeto apresentado e parabenizou o presidente da Santo Antonio Energia pela decisão tomada de executar a adutora como solução alternativa, que não será desativada após a conclusão da adutora definitiva, em processo de licitação pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), e ficará como plano de contingência. “Venceu a técnica, o bom senso e toda a população de Porto Velho”, afirmou a Presidente Márcia Luna.
Para o presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, esta solução conjunta reforça a parceria da empresa com o governo de Rondônia e está alinhada com o compromisso da Caerd com o abastecimento de água na capital. “Nossa concessão para operar a usina é de no mínimo 35 anos. Nada mais natural que fortalecer os laços da nossa empresa com o Estado, Prefeitura e, consequentemente, com toda a comunidade rondoniense”, ressalta o presidente da SAE.
A Santo Antonio Energia ratificou ainda o compromisso com a manutenção e assistência operacional da citada solução alternativa até a conclusão das obras da adutora definitiva com recursos do PAC II. A implantação desta solução será feita de modo a não interferir com a instalação da adutora e sistema definitivos, à cargo da Caerd.
Fonte: José Carlos Sá
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)