Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caerd anuncia implantação de PPP


A Caerd tem pressa na busca pela eficiência, qualidade e ampliação dos serviços prestados à população de Rondônia. No prazo de 18 meses, determinado em acordo assinado em dezembro do ano passado com o governador Confúcio Moura, a companhia vai ampliar para 60% o número de imóveis atendidos com água tratada em 42 municípios, reconquistar 10% da clientela e concluir estudos para implantação de 100% do sistema de esgotamento sanitário.

Há vinte anos sem investimentos do governo federal em redes de esgoto, dívidas parceladas com a Eletrobrás e déficit na arrecadação de tarifas de água, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia adotou a ousadia como palavra de ordem para a nova gestão. No comando da equipe de profissionais que compõe o quadro de servidores, a presidente Márcia Luna reorganizou a empresa e agora busca junto aos trabalhadores, apoio para alcançar as metas e transformar a Caerd em referência de credibilidade na prestação de serviços.

O grande desafio da companhia nos próximos anos será sair de 0,2% para 100% de esgotamento sanitário. Estudos técnicos apontam para impossibilidade de atendimento da demanda sem a adoção da Parceria Público-Privada (PPP). “Estaremos no comando elaborando o projeto e fiscalizando a execução da obra. A contratação e pagamento das empresas serão feitos exatamente como o de qualquer outro fornecedor. Não podemos continuar com essa cultura implantada ao longo dos anos por alguns políticos brasileiros de que dinheiro enterrado não dá voto. Saneamento básico está relacionado a saúde pública”.

Para garantir o envolvimento da equipe em gestão de parceira com o setor privado, a presidente Márcia Luna vem realizando encontros com todos os funcionários da companhia. “Nós compartilhamos decisões. Tudo será de acordo com entendimento de toda a equipe”.

A programação das reuniões de trabalho começou por Porto Velho, nesta sexta-feira (16), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. Funcionários da capital e Guajará-Mirim assistiram palestra ministrada pelo assessor de Planejamento e Gestão Estratégica do TRT, João Bosco Machado de Miranda e ouviram explanações de diretores e técnicos. Os próximos encontros serão realizados na segunda, terça e quarta, respectivamente nos municípios de Pimenta Bueno, Ji Paraná e Ariquemes.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)