Segunda-feira, 21 de maio de 2012 - 10h02
Com objetivo de fortalecer a política de produção de grãos no Município, a prefeitura de Porto Velho está realizando o cadastramento dos produtores rurais. O trabalho da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) começou pela região de Rio Pardo, tradicional no plantio de café. Depois será a vez dos agricultores de União Bandeirantes e Nova Califórnia, onde desenvolvem a cultura do arroz.
O secretário Jeoval Batista informou que além de identificar os agricultores, o cadastramento vai traçar um raio “X” da produção, do potencial das propriedades rurais e as principais necessidades dos produtores. De posse dessas informações, o Município terá condições de avançar na política de fomento e apoio para fortalecer o setor, gerar mais renda e melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Em Rio Pardo já foram cadastrados 60 produtores, mas acredita-se que o total de propriedades que cultivam o café chega a 100. A principal necessidade identificada pela Semagric até o momento é a aquisição de uma máquina para “pilar” – triturar os grãos. “Esse trabalho também vai servir para justificarmos o potencial produtivo da comunidade, um requisito muito importante para elaborarmos projetos em busca de recursos para comprar o equipamento”, explicou a secretária-adjunta Clarice Alves.
A secretária também informou que até o final de maio será concluído o cadastramento dos produtores em Rio Pardo. Logo após, os técnicos da Semagric seguirão para os distritos de Nova Califórnia e União Bandeirantes, com objetivo de fazer um levantamento completo sobre a produção de arroz nessas regiões. Porém, em contato prévio, já foi constatado que eles também necessitam de equipamentos para colher, beneficiar e empacotar o produto. “Com isso, vão agregar valor de até 30% a mais na saca de arroz”, disse.
Clarice fez questão de destacar a atuação e apoio do prefeito Roberto Sobrinho. “Ele tem um olhar diferenciado para o homem do campo e entende suas necessidades”, ressaltou. A secretária acrescentou que a atual gestão desenvolveu e implantou uma política de atenção voltada aos produtores rurais. Citou como exemplo o programa de recuperação de áreas degradadas, incorporação de calcário, distribuição de tanques de resfriamento de leite, entrega de pequenas agroindústrias e escavação de tanques para produção de peixes, dentre outros.
Parcerias
Outro ponto importante é que a prefeitura firmou parcerias para auxiliar os produtores em outras áreas. Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) será possível realizar cursos sobre cooperativismo, associativismo e administração. O Sebrae vai ministrar cursos de empreendedorismo rural e a Embrapa desenvolverá pesquisas para melhorar a qualidade dos produtos. Além disso, vai prestar orientações técnicas e ensinar os agricultores a elaborar projetos para a compra de equipamentos.
Fonte: Augusto José
A parlamentar já destinou mais de R$97 milhões em recursos para Porto Velho, fortalecendo áreas como saúde, educação, assistência social e segurança
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C