Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cadastro Ambiental Rural; RO cadastrou mais de 56 mil


 Gente de Opinião

Manoel Messias cita a importância do cadastramento

A ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, publicou Portaria no dia 4 de maio prorrogando o prazo para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) por mais um ano, ou seja, até o dia 05 de maio de 2016. Em Rondônia, a responsabilidade para a execução do CAR é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), exceto em área de Projetos de Assentamento (PA), cuja responsabilidade fica a cargo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.

O CAR é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Em Rondônia, o governo do estado conseguiu um financiamento junto ao BNDES de R$ 8,864 milhões para a execução do projeto, realizando o cadastramento de forma gratuita para propriedades de até quatro módulos fiscais, ou seja, 240 hectares. Propriedades com área maior devem constituir um engenheiro florestal para realizar o serviço.

De 2011 até abril deste ano, já foram realizados 56.064 cadastros. A meta do governo para 2018 é de 120 mil cadastros. A execução do processo possibilita ao produtor, além da segurança jurídica, comprovar regularidade ambiental, a suspensão de sanções, facilidade de acesso ao crédito, acesso aos programas de regularização ambiental, certificação da origem da matéria-prima, contribuir para o equilíbrio hídrico da propriedade, abertura para os caminhos da exportação, consolidação da agricultura familiar, entre tantas outras vantagens.

O secretário da Sedam, Vilson de Salles, diz que o CAR não dá direito a posse, pois isso se dá com a titulação, mas enumera as vantagens do cadastramento aos órgãos ambientais, como “poder distinguir entre desmatamento legal e ilegal, facilita o monitoramento e o combate ao desmatamento, apoio ao licenciamento, é um instrumento para o planejamento de políticas, melhora o conhecimento da realidade ambiental no meio rural e a gestão ambiental”.

Para o coordenador de licenciamento e monitoramento ambiental, Manoel Messias dos Santos Filho, apesar de ter sido prorrogado o prazo, os produtores não devem deixar para a última hora. “Procurem a Sedam o mais breve possível e regularizem a propriedade para que o estado possa elaborar ações, planejamento e o controle ambiental”.

Os produtores rurais que ainda não tiveram a visita dos técnicos da Sedam podem procurar o órgão que fica localizado na Estrada do Santo Antônio, 5323, no bairro Triângulo, em Porto Velho. O CAR possui também atendimento pelo fone 0800-647-1150.
 


Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Esio Mendes e Arquivo Sedam
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)