Quinta-feira, 5 de março de 2009 - 12h36
As associações Fórum Paiter Suruí (Paiterey), Defesa Etnoambiental Kanindé, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Universidade Federal de Rondônia com o apoio do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas do Ministério do Meio Ambiente (PDPI/MMA) realizam de 01 a 15 de março, o Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas de Rondônia, Sul do Amazonas e Noroeste de Mato Grosso.
A cerimônia de abertura aconteceu no ultimo domingo, 01 de março, no auditório da Unir Cacoal. Representando o prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, a presidente da Fundação Cultural de Cacoal (FUNCCAL), Maria Lindomar dos Santos, participou da abertura do curso.
Segundo o coordenador de campo e de logística, João Guilherme Nunes Cruz, o objetivo do curso é criar oportunidades para consolidar a autonomia indígena, contribuir de forma positiva frente às ameaças e problemas sociais, econômicos e ambientais, visando melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas, de acordo com seus respectivos planos de vida.
Formação de Gestores
Com duração de nove meses, o curso teve início em março e término em novembro de 2009. O curso completo será dividido em cinco módulos presenciais e quatro módulos à distância. Os módulos presenciais acontecerão na sede da Associação Fórum Paiter Suruí, em Cacoal, RO, e os módulos à distância nas regiões de origem dos cursistas.
O curso faz parte da estratégia de fortalecimento institucional do Programa Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI/MMA). A coordenação pedagógica está a cargo do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com a colaboração do Curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia (CCC/UNIR) do Campus de Cacoal, que emitirá o certificado final do curso como Curso de Extensão.
Seleção
Foram escolhidos 35 das 75 inscrições para o curso de formação. O comitê de seleção do Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas para Noroeste de Mato Grosso, Rondônia e Sul do Amazonas se reuniu no dia 13 de fevereiro, na sede da Associação Fórum Paiter Suruí (Paiterey) para escolha dos futuros gestores. Participam do curso 03 índios do Noroeste do Mato Grosso, 08 do Sul do Amazonas e 24 do estado de Rondônia.
Fonte: Paulo Henrique Silva /DRT/RO 912
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia
Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular
O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)