Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Buritis abre cadastramento para o ‘Título Já’


 

Buritis é um dos oito municípios que fazem parte da meta de 30 mil títulos a serem entregues até 31 de maio, do programa de regularização fundiária urbana ‘Título Já’. O Governo do Estado vai regularizar 3.500 lotes urbanos, dos setores 4, 5, 6, 8 e 10, com georreferenciamento, topografia e registro do título, que será dado ao morador de Buritis, gratuitamente.

Para dar celeridade nos trabalhos, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, abriu o cadastramento para a população de baixa renda nesta segunda-feira (24). A Coordenadora do Programa, Quilvia Carvalho e o Secretário da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, estiveram presentes na abertura dos trabalhos, acompanhando a execução do programa. Eles também participaram de um programa de rádio e fizeram o convite à população para o cadastramento.

O secretário e a coordenadora também estiveram na Câmara Municipal de Vereadores de Buritis, pedindo apoio dos parlamentares na execução do programa e chamamento da população.

Gente de Opinião

O cadastramento no município vai do dia 24 ao dia 28 de março, das 7h30 às 17h, na prefeitura municipal (rua São Lucas, 2476, setor 06). Para abrir o processo o morador precisa atender os critérios e levar os documentos que comprovem os seguintes requisitos:

A renda familiar deve ser até de 05(cinco) salários mínimos; Comprovar a cadeia dominial que identifica a posse do imóvel, através de contratos de compra e venda; Que se utiliza o imóvel como única moradia; A posse de no mínimo 01(um) ano, a contar da data de 26 de maio de 2011; Imóvel deve ter, no máximo, até 1.000 m².

Após o cadastramento, uma equipe técnica da Coordenadoria de Regularização Fundiária Urbana do Estado (Corefur/Seagri) irá ao município fazer a fiscalização e aptidão dos processos, para ser impresso o título, registrado no cartório e entregue à população antes do dia 30 de maio.

Gente de Opinião

Título Já

O Título Já atua através de uma parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJ) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg), onde o TJ isenta os cartórios de pagar a taxa do Fundo Judiciário (Fuju) e a Anoreg estipula aos cartórios um valor de R$ 50,00 por registro de Título para ajuda de custo, que é pago pelo Governo de RO, assim como o georreferenciamento e a topografia também em alguns municípios, para beneficiar a população de baixa renda, com seu Título Definitivo de Propriedade Urbana gratuitamente.

Texto e fotos: Júlia Scherer
Assessoria Regularização Fundiária - Seagri
Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)