Sexta-feira, 1 de junho de 2012 - 17h58

O Brasil e a Bolívia pretendem desenvolver três projetos de grande importância para ambos, a saber a construção das usinas hidrelétricas de Ribeirão e Cachoeira da Esperança e a ponte binacional ligando os dois países. E com o objetivo de dar visibilidade aos projetos e inseri-los em pautas de discussões tanto no Brasil como na Bolívia, nesta sexta-feira (1) foi realizado um encontro que reuniu diversas autoridades em Porto Velho e uma visita a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
O Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS) é uma das entidades promotoras do evento. Formado por empresários e cidadãos dos dois países, tem sido também o carro chefe para as discussões envolvendo as obras a serem executadas. “Nosso objetivo hoje é travar um grande debate entre as autoridades e segmentos brasileiros e bolivianos fronteiriços para execução desses projetos”, define Cícero Noronha, secretário geral do consórcio no Brasil.
O principal elemento da pauta foi marcado pela apresentação dos projetos, que reuniu representantes do governo Estadual, entre os quais o secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral; o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp; a senadora boliviana, Marina Parraga; os prefeitos de Guayaramerin e de Guajará, Alexander Gusman e Atalibio Pegorini, secretários municipais de Porto Velho, o presidente da Cooperativa de Energia Elétrica de Guayara e o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Jorge Luiz Silva, entre outros.
Todos demonstraram uma grande expectativa quanto a execução dos projetos que podem gerar dividendos para os dois países. Juscelino Amaral recebeu do prefeito Alexander a Carta de Intenções e anunciou que já na próxima semana vai apresentá-la ao governador Confúcio Moura, que recomendou pessoalmente que secretários de Estado participassem da reunião receptiva . Os bolivianos estão tendo a oportunidade de conhecer antecipadamente os impactos e efeitos da construção de usinas hidrelétricas antes mesmo de construí-las e contanto com todo o apoio do Brasil.
A Cachoeira da Esperança está localizada entre Guayaramerim e Riberalta, e Ribeirão localiza-se a cerca de 15 km de Nova Mamoré. Ambos os projetos serão apresentados ao Ministério de Minas e Energia, assegurou a deputada Marinha Raupp.
Fonte: Decom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)