Sexta-feira, 1 de junho de 2012 - 17h58
O Brasil e a Bolívia pretendem desenvolver três projetos de grande importância para ambos, a saber a construção das usinas hidrelétricas de Ribeirão e Cachoeira da Esperança e a ponte binacional ligando os dois países. E com o objetivo de dar visibilidade aos projetos e inseri-los em pautas de discussões tanto no Brasil como na Bolívia, nesta sexta-feira (1) foi realizado um encontro que reuniu diversas autoridades em Porto Velho e uma visita a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
O Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS) é uma das entidades promotoras do evento. Formado por empresários e cidadãos dos dois países, tem sido também o carro chefe para as discussões envolvendo as obras a serem executadas. “Nosso objetivo hoje é travar um grande debate entre as autoridades e segmentos brasileiros e bolivianos fronteiriços para execução desses projetos”, define Cícero Noronha, secretário geral do consórcio no Brasil.
O principal elemento da pauta foi marcado pela apresentação dos projetos, que reuniu representantes do governo Estadual, entre os quais o secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral; o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp; a senadora boliviana, Marina Parraga; os prefeitos de Guayaramerin e de Guajará, Alexander Gusman e Atalibio Pegorini, secretários municipais de Porto Velho, o presidente da Cooperativa de Energia Elétrica de Guayara e o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Jorge Luiz Silva, entre outros.
Todos demonstraram uma grande expectativa quanto a execução dos projetos que podem gerar dividendos para os dois países. Juscelino Amaral recebeu do prefeito Alexander a Carta de Intenções e anunciou que já na próxima semana vai apresentá-la ao governador Confúcio Moura, que recomendou pessoalmente que secretários de Estado participassem da reunião receptiva . Os bolivianos estão tendo a oportunidade de conhecer antecipadamente os impactos e efeitos da construção de usinas hidrelétricas antes mesmo de construí-las e contanto com todo o apoio do Brasil.
A Cachoeira da Esperança está localizada entre Guayaramerim e Riberalta, e Ribeirão localiza-se a cerca de 15 km de Nova Mamoré. Ambos os projetos serão apresentados ao Ministério de Minas e Energia, assegurou a deputada Marinha Raupp.
Fonte: Decom
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),