Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 - 06h02
O Poder Judiciário Brasileiro deu uma importante contribuição à política ao definir a questão da fidelidade partidária. Agora, o Brasil espera que o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal continuem avançando no tema, ampliando o alcance da fidelidade partidária para todos os cargos eletivos. A observação é do presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, advogado Hélio Vieira, para quem a sociedade deve aumentar a vigilância e a cobrança para que a instituições continuem promovendo as reformas que o Brasil necessita.
A decisão do Supremo, assim como o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral quanto à relação dos políticos com seus partidos, inaugura uma nova forma de fazer político no Brasil. Mas é importante que a sociedade faça a sua parte, melhorando a escolha dos candidatos e passando a olhar para os partidos sob um novo olhar. O fortalecimento das siglas partidárias é bom para a nossa jovem democracia, acentua o representante da advocacia rondoniense.
Alinhado ao pensamento reinante no Conselho Federal da OAB no que diz respeito à necessidade da reforma política, o presidente da OAB Rondoniense defende a idéia de se avançar para que os representantes políticos no Brasil deixem de disputar cargos eletivos visando meramente a remuneração e as negociatas, como acontece atualmente. A própria OAB é um exemplo de trabalho voluntário que pode servir de exemplo à política, afirma Hélio Vieira, acrescentando que é essa é uma experiência que a sociedade brasileira deve experimentar.
Nesse contexto, o presidente da OAB rondoniense acredita que as instituições representativas da sociedade civil deveriam se unir à OAB para continuar cobrando a efetivação da reforma política, com financiamento público de campanha e, ao invés de remuneração para os políticos, subsídios para desenvolvimento das atividades políticas, com absoluto controle da sociedade. Assim, o Governo não precisaria arrancar tantos recursos da sociedade para cobrir furos em seu caixa, completa o presidente da OAB.
Carlos Araújo MTb 162-RO -OAB-RO
Alero aprova PL que libera R$12,5 milhões para programas essenciais da educação estadual
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) 961/25 , de autoria do Poder Executivo, que autori
Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) comemora seus 42 anos neste domingo (19) com uma grande programação voltada para toda a família. A pa
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil – RO) celebrou a libertação dos últimos reféns israelenses que estavam em poder do grupo Hamas. O f
Dia do Professor: Assembleia evidencia trabalho legislativo em prol da educação
O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, celebrando a importância dos profissionais da educação, fundamentais na formação de cidadãos e n