Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bradesco terá que pagar 7ª e 8ª horas trabalhadas dos últimos cinco anos a funcionário



É o que decidiu o Juiz do Trabalho Substituto Leonardo de Moura Landulfo Jorge, que invocou o Artigo 224 da Lei Consolidada, que estabelece que, salvo aqueles que exercem cargos de confiança e que recebem gratificação superior a 1/3 da remuneração do cargo efetivo, a jornada de trabalho dos empregados de bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal é de seis horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas semanais de trabalho.

O banco, em sua defesa, alegou que o funcionário exercia cargo de confiança, sendo gerente comercial III, responsável pela cobrança de contratos de clientes.

No entanto, o magistrado ‘quebrou’ esta justificativa com o depoimento do próprio advogado da reclamada, que menciona claramente que o empregado, encarregado de cobrar os clientes em dívida com o banco, é subordinado ao gerente geral da agência, este sim detentor de autonomia total.

“... inobstante receber gratificação de função de confiança, extrai-se do depoimento do preposto da Reclamada que o autor não exerce função de mando, vez que não escolhe quais contratos efetuará cobrança, bem como submete suas ações – realizações de acordos – aos superiores”, diz trecho da sentença.

Com isso, o magistrado entende que o bancário não exercia, de fato, função de confiança e, portanto, é a ele devido o pagamento das duas horas diárias exercidas de forma extraordinária, a partir de dezembro de 2009, e este cálculo deve observar a evolução salarial do autor, o adicional de 50%, o divisor 180, os dias efetivamente trabalhados, e deve refletir também sobre pagamentos de Descanso Semanal Remunerado (DSR), férias acrescidas de 1/3, 13º salários e FGTS, também relativos ao período em questão, os cinco anos.

A ação foi ajuizada e conduzida pela advogada Karoline Costa Monteiro, do escritório Fonseca & Assis Advogados Associados, responsável pela assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia – SEEB/RO.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu o título em reconhecimento ao seu apoio à c

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), por meio da Superintendência de Comunicação Social (Secom), esclarece que é falsa a informa

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)