Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bombeiros treinados na Ceplac para ocorrências com abelhas


 
O Setor de Apicultura do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Superintendência Regional da Ceplac na Bahia, promoveu curso nos dias 14,15 e 16 para 4º e 5º Grupo de Bombeiros de Ilhéus e Itabuna, respectivamente, visando a capacitação de bombeiros militares para atendimento a ataques de abelhas. O curso foi solicitado pela corporação de Ilhéus que não possuía noções Bombeiros treinados na Ceplac para ocorrências com abelhas  - Gente de Opiniãobásicas de atendimento para oferecer melhor atendimento e proteção à comunidade contra enxames.

Ao todo, 16 bombeiros participaram do curso, com carga horária total de 24 horas, divididas em três aulas teóricas e práticas. A primeira aula foi ministrada pelo chefe do Setor de Apicultura, Ediney Magalhães, que fez breve apresentação dos tipos de abelhas, morfologia, tempo de vida e sobre abelhas Apis melifera tipo mais comum da região Sul do Estado.

No treinamento, os bombeiros também aprenderam sobre comportamento das abelhas e como diferenciar abelha rainha de zangão e de abelhas operárias, bem como a correta utilização da fumaça e o equipamento de proteção individual. Magalhães chamou a atenção quanto à preservação do animal que muitas vezes é exterminado durante o atendimento de uma ocorrência. “Existem formas adequadas de captura para levá-los a uma criação”, explicou.

Ele mostrou como fazer a captura de enxames, a caixa isca que é uma forma de prevenção, instruções de como agir com a população na hora da ação e os equipamentos que devem ser utilizados, a exemplo da caixa-padrão. “Isso vai fazer com que a comunidade fique protegida em relação a esse tipo de ocorrência”, frisou.

O especialista alerta para a necessidade desse tipo de treinamento para profissionais da área de saúde, pois, não sabem como lidar com pacientes atacados por abelhas e acabam retirando o ferrão de forma inadequada. “Há riscos de injeção do próprio veneno na pessoa, o que pode levá-la à morte por intoxicação. Então, seria interessante que autoridades da área médica enviassem equipes de enfermagem para que demonstremos a forma correta de fazer a retirada do ferrão”, completou.

As aulas práticas foram ministradas pelo zootecnista Danilo Pimentel, o técnico agrícola João de Castro e a bióloga Paulina Sicupira e aconteceram na cidade de Itabuna. Dois enxames foram reservados para o passo-a-passo da ação. Na oportunidade, os alunos fizeram captura e o reconhecimento de abelhas com ferrão, sem ferrão e as do tipo Apis mellifera.

A capitã Ana Isabel Araújo de Santana, do Grupo de Bombeiros de Ilhéus, classificou o curso como importante para a corporação e destacou a necessidade de aprender a agir sem a presença de um apicultor. Ela comentou ainda que a maior parte das chamadas ocorrem geralmente durante a Primavera e o Verão e acredita que a partir dessa capacitação, a corporação vai melhor atender a população de Ilhéus e Itabuna e das cidades circunvizinhas.


Fonte: Estagiária ACS/Ceplac/Sueba/Karina Lins
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)