Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 - 12h29
Biotecnologia é um dos temas abordados pela feira Semana de Ciência e Tecnologia da Escola Estadual Eduardo Lima e Silva. A inspiração veio quando a professora Maria Betânia de Melo e alguns alunos, do segundo ano do ensino médio, visitaram o estande da Camargo Corrêa na FEIRON deste ano, onde puderam conhecer de perto os trabalhos realizados pela Biofábrica de Jirau, que tinha um mini laboratório montado no local.
“Os próprios alunos ficaram bastante interessados e entusiasmados com o que viram. Lembraram do conteúdo que estavam estudando e acharam que teria tudo a ver com a nossa feira”, revelou a professora, que entrou em contato com o biólogo responsável pela Biofábrica de Jirau, Nilton Barroso dos Santos, para fazer uma palestra a cerca do assunto e apresentar o projeto para o restante das turmas do ensino médio, durante a Semana de Ciência e Tecnologia.
Utilizando-se de recursos visuais, o palestrante mostrou fotos do laboratório e explicou como funciona todo o procedimento dos trabalhos, desde a seleção da planta matriz que dará origem aos clones, passando pelo desenvolvimento assistido, até a aclimatização das mudas nos canteiros apropriados para o seu crescimento.
Nilton Santos explanou, também, sobre as diferenças e vantagens da micropropagação em relação ao método convencional. Segundo ele, o método moderno permite a uniformidade das mudas, um controle sanitário eficiente e a produção em larga escala, pois de um pedaço do tecido da matriz é possível produzir milhares de mudas, contra apenas três ou no máximo dez (dependendo da fruta) advindas da técnica tradicional.
Durante a breve exibição, o biólogo contou aos estudantes que a Biofábrica de Jirau trabalha em parceria com outro projeto desenvolvido pelo grupo Camargo Corrêa em parceria com o SEBRAE, o Tempo de Empreender Rondônia, para atender os agricultores do entorno da usina. Ao final, as mudas produzidas no laboratório serão repassadas às comunidades, beneficiando 500 mil produtores rurais da região.
A estudante do terceiro ano do ensino médio, Ily Aparecida, que assistiu à palestra, conta que só conhecia a biotecnologia através de livros e internet, e foi a primeira vez que recebeu informações tão detalhadas e precisas sobre o assunto. “Foi muito interessante. Eu sabia que as usinas tinham projetos sustentáveis, mas não sabia que a Camargo Corrêa havia viabilizado uma biofábrica dentro do canteiro e que atenderá as necessidades da região. Ao contrário do que estudamos sobre os transgênicos, essa tecnologia permite garantir as características naturais dos nossos produtos. E melhor, livre de agrotóxicos”.
Para o palestrante, Nilton Santos, o resultado do evento é muito satisfatório. “Sinto-me orgulhoso em ver que influenciamos positivamente as pessoas. O fato de ter partido deles a iniciativa da exposição, é gratificante. Esta é uma ótima oportunidade de mostrar aos estudantes que ciência não é só papel, ela está acontecendo no dia a dia e contribui com a melhoria da qualidade de vida de todos”.
A Biofábrica foi instalada como parte das ações sócio-ambientais da Camargo Corrêa na construção da Usina Hidrelétrica de Jirau em Rondônia,em parceria com a empresa ORBI (Biotecnologias Sustentáveis) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o total apoio da Energia Sustentável do Brasil- ESBR. O Laboratório de biotecnologia é um feito inédito na região e faz parte de um conjunto de medidas sócio ambientais do Centro Integrado de Educação Ambiental CIEA-Jirau. Trata-se de uma ferramenta biotecnológica utilizada na agricultura moderna para produção de mudas de espécies que tenham importância agrícola, florestal ou ambiental.
Fonte: Comunica
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc