Terça-feira, 6 de março de 2012 - 05h03
Gerentes do Banco do Brasil estiveram ontem, segunda-feira (05), conhecendo a demanda (reivindicações e sugestões) dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. No gabinete da presidência, eles foram recepcionados pelo presidente em exercício, deputado Hermínio Coelho (PSD), que esteve acompanhado de gestores da Advocacia Geral e do Departamento Financeiro da ALE. O objetivo central do encontro foi à questão da liberação do servidor para receber seus vencimentos (salário) em qualquer agência bancária, norma esta já em vigor desde o dia primeiro de janeiro de 2012.
O Banco do Brasil esteve representado pelos seguintes profissionais: João Santana, gerente geral da Agência Central do Setor Público; Fábio Luis Bitencourt de Oliveira, gerente de Mercado; e Juscelino Aves Pacheco, gerente de Relacionamento da Agência do Setor Público de Porto Velho.
As questões relacionadas a eventuais migrações para outras agências bancárias por parte dos servidores da Assembleia Legislativa foram repassadas aos representantes do Banco do Brasil. O gerente João Santana disse que pendências financeiras não é impedimento para mudança de agência bancária. Caso ocorra este procedimento que deve ser requerido diretamente pelo servidor, a transferência do vencimento será automática observada o repasse da ALE.
Quanto a dificuldade de alguns servidores em abrir uma conta bancária (atualmente recebem com CPF), João Santana afirmou que dívida não é impedimento, agora a falta de documentação sim, por atender aos rigores da norma editada pelo Banco Central. Ele disse ainda, quanto a possibilidade da abertura apenas de uma conta salário, no caso destes servidores que não conseguiram efetivar uma conta corrente. No encontro foi proposta a instalação de um Posto de Atendimento Bancário ou a fixação de mais um caixa eletrônico no prédio da ALE.
O deputado Hermínio Coelho falou também sobre o endividamento de um contingente expressivo de servidores através de empréstimos consignados (descontos em folha de pagamento) com várias instituições financeiras. Ele manifestou sua preocupação com o parcelamento astronômico (110 meses) e os juros embutidos, gerando uma dívida praticamente impagável.
Ao final do encontro, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho, determinou a Advocacia Geral e ao Departamento Financeiro a revisão administrativa (interna) destes contratos e a rigorosa observância do limite de 30% de comprometimento para este tipo de operação. Acrescentou ele, que caso seja constatada alguma irregularidade vai encaminhar o caso imediatamente para a Justiça Estadual.
Fonte: ALE/RO
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep
Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe