Quarta-feira, 21 de março de 2012 - 14h36
Trabalhadores bancários de todo o país, acompanhados de representantes sindicais, promoveram nesta quarta-feira, 21/3, o Dia Nacional de Luta por mais segurança nos bancos, indo para a frente das agências utilizando-se de faixas, cartazes, folderes e carros de som, a fim de exigir dos bancos o respeito com as leis que tratam da segurança bancária.
Em Porto Velho o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro foram a algumas agências onde, frequentemente, há indícios de irregularidades, especialmente no que se refere ao desrespeito com a Lei Estadual 2.530, de 2011, que torna obrigatória a instalação de equipamentos de segurança dentro e fora das agências e demais unidades do ramo financeiro.
Uma delas é a agência do Itaú/Unibanco da avenida Rio Madeira, em frente ao Porto Velho Shopping que, há quase um ano, continua sem a instalação da porta giratória com detector de metais, um dos principais itens exigidos na lei. E para piorar a situação, nesta manhã, quando os diretores Euryale Brasil (Secretaria Geral) e Clemilson Farias (Imprensa) foram ao local, constataram que não havia nenhum vigilante na área de atendimento ao público, tanto na área de autoatendimento quanto na área de atendimento dos caixas
“Não vamos nos recolher em nosso direito de protestar contra esse desrespeito com a lei e, sobretudo, com a vida dos trabalhadores, clientes e usuários. Continuaremos combatendo este descaso e levando as denúncias para os órgãos responsáveis pela fiscalização destes estabelecimentos, a fim de resguardar a integridade física e psicológica dos funcionários, bem como de todos aqueles que utilizam estas unidades”, comentou o Secretário Geral do SEEB/RO, Euryale Brasil.
PESQUISA
A 2ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), aponta 1.591 ocorrências em 2011, uma média de 4,36 por dia. Desses casos, 632 foram assaltos (inclusive com sequestro de bancários e vigilantes), consumados ou não, e 959 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos (incluindo o uso de dinamites e maçaricos).
São Paulo é o estado que lidera o ranking, com 538 ataques. Em segundo lugar aparece o Rio Grande do Sul, com 130, em terceiro a Bahia, com 112, em quarto a Paraná, com 98, e em quinto o Mato Grosso, com 91.
O primeiro semestre de 2011 apresentou maior número de casos, quando ocorreram 838 ataques, sendo 301 assaltos e 537 arrombamentos. No segundo foram verificados 753 ataques, dos quais 331 assaltos e 422 arrombamentos. Em comparação com o primeiro semestre houve uma redução de 10,1% no total de ataques.
Os números foram apurados com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta aos dados disponibilizados por algumas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes de todo país. O levantamento contou com apoio técnico do Dieese.
Fonte: Rondineli Gonzalez
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).