Quinta-feira, 5 de março de 2009 - 10h48
Se confirmada a ida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao estado de Rondônia, no próximo dia 11, as reivindicações já estão prontas para serem dialogadas.
Segundo o Coordenador da Bancada, Deputado Eduardo Valverde (PT), além de mostrar o local onde está sendo construído o complexo hidrelétrico do Madeira, maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ocasião será propícia para pedir a intervenção política da presidência, na aprovação da PEC 483.
Essa PEC 483/05 propõe a inclusão dos servidores civis e policiais militares de Rondônia ao funcionalismo público federal. O benefício só vale para os que serviam na época em que Rondônia foi transformada em estado (1981). A matéria já está pronta para ser votada no Plenário da Câmara desde o ano passado.
De acordo com Valverde, que foi relator da proposta na comissão especial, a lei que criou o estado (Lei Complementar 41/81) previu que a União assumiria pelo período de dez anos (até 1991) as despesas com os servidores pertencentes ao quadro civil e militar do ex-território.
"Trata-se de justiça, uma vez que os até então territórios de Roraima e Amapá, transformados em estados em 1988 obtiveram a integração prevista neles o funcionalismo foi imediatamente incorporado aos quadros da União" Para Valverde, a PEC uniformizará o tratamento para todos os servidores dos ex-territórios.
Porém, além das "cobranças" que serão entregues ao presidente Lula, a Bancada também irá agradecer a atenção que o Governo Federal tem dado ao estado. Sobretudo, com relação aos investimentos em saneamento e infra estrutura. Em Porto Velho, os investimentos ao atendimento de esgotamento sanitário e habitação chegam próximo à R$ 600 milhões. Outras obras também estão orçadas, como as rodovias, com a integração da BR- 319 com Manaus.
A dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron) com a União também será tratada na ocasião. O assunto que ganhou destaque no ano passado em função da ação do Governo Estadual em declarar moratória, volta a ser tratado com cautela pela bancada. Para o Coordenador da Bancada, a saída que ele tem buscado ao costurar com o Governo Federal, tem sido tratada pelos governistas com muita responsabilidade. Isto porque uma ação precipitada abriria precedentes a outras dívidas em outros estados.
Fonte: Leila Denise
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos