Terça-feira, 30 de junho de 2015 - 15h47
No estudo da Delta Economics & Finance/América Economia, que classificou as 100 melhores grandes cidades do país, Porto Velho aparece entre as dez últimas colocadas. A análise levou em conta características como qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, governança, entre outros fatores.
A pesquisa ilustra o sentimento da população de Porto Velho, como é o caso da moradora Iranir Marques de Souza, do Bairro Ulisses Guimarães que vive em uma rua sem asfalto, coleta de lixo e segurança.
A poucos metros da casa dela, outra moradora vive uma realidade diferente. É o caso da cabeleireira Aline Barbosa Guimarães, que mora em um bairro planejado há três anos. Segundo ela, a vantagem de morar em um condomínio privado está na possibilidade de usufruir de segurança, conforto e saneamento. “Gosto principalmente da pista de caminhada. Sempre que chego em casa, pego minhas filhas e vou passear. Acho melhor que a pista do aeroporto”, relata.
Do outro lado da cidade, no bairro Novo Horizonte, o funcionário público Augusto Cesar não tem a mesma sorte. “A rua é sem asfalto. Nessa época o pé afunda na poeira. Quem sai a noite precisa ter atenção, porque a escuridão esconde os buracos que estão acabando com o pouco de asfalto do bairro”.
Um bairro localizado na BR-364, saída para Cuiabá, se destaca por oferecer moradia segura e com qualidade de vida. Trata-se do Bairro Novo, conjunto dividido em doze condomínios e com cerca de 9 mil moradores.
O diferencial do local foi o planejamento inicial antes da construção do projeto. Todos os 12 condomínios possuem sistema de coleta de águas pluviais como caixas coletoras, iluminação pública e dissipadores de energia. O sistema de saneamento básico do Bairro Novo é constituído de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem. A pista de caminhada, que agrada aos esportistas, tem 3 km de extensão e o asfalto é de qualidade.
Todos esses itens contrastam diretamente com a realidade da Capital,que ficou em último em um ranking que avalia a melhor rede de saneamento básico para a população do país, por exemplo. A pesquisa foi realizada pela Organização Trata Brasil que apontou índice de tratamento de esgoto municipal de 0,31% na capital. Além disso, o conjunto está envolto de uma grande extensão de área verde (Área de Preservação Permanente – APP).
MORADORES SATISFEITOS
O administrador Denis Carvalho, residente do condomínio Alfazema, conta que mora no Bairro Novo desde fevereiro deste ano e não reclamação. “Não sofro com alagações dentro do condomínio”, diz. Já a funcionária pública Adriana Oliveira, moradora do condomínio Lírio há dois anos, afirma que não se mudaria do local onde vive. Além da tranqüilidade, ela aprova a estrutura. “É tudo limpinho e pavimentado. Não falta água e a estrutura do condomínio atende às minhas necessidades”, diz.
A Bairro Novo é uma empresa da organização Odebrecht, que atua em mais de 18 países. É possível adquirir uma residência no condomínio com as facilidades do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida usando inclusivo o FGTS. O Bairro Novo oferece condomínios com estrutura de segurança e infraestrutura de lazer para toda a família.
Fonte: COMUNICA
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla