Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Audiência sobre mobilidade urbana não correspondeu


A audiência pública realizada na tarde de ontem,  terça–feira, 9 , na Câmara Municipal para a Secretaria Municipal de Trânsito apresentar o plano de ação do Programa de Mobilidade Urbana de Porto Velho, não correspondeu a expectativa do vereador Léo Moraes ( PTB), que solicitou a sessão.

“Ficaram muitas perguntas sem respostas”, lamentou o parlamentar para quem a apresentação da arquiteta Brenda Willians da Semtran foi muito genérica e não esclareceu as principais dúvidas apresentadas por ele.

“Não trouxe nada de novo, é só acessar a internet que vamos ter essas informações”, observou o petebista sobre a explanação da técnica que apresentou dados do município em gráficos e mapas, mas não informou o cronograma de trabalho, principal reivindicação do petebista.

O parlamentar quer saber, por exemplo, quando serão licitadas as obras que compõem o projeto de mobilidade urbana, cujos recursos já liberados pelo Ministério das Cidades para sua execução é pouco mais de noventa milhões.

“A audiência não foi esclarecedora”, resumiu o legislador, acrescentando que falta ser aprovado o plano executivo que envolve questões topográficas e a população não pode mais esperar, tendo em vista o exorbitante número de acidentes em Porto Velho, cidade campeã no Brasil em número de vítimas no trânsito.

Léo Moraes ressaltou, no entanto, que suas observações não têm intenção em desqualificar o trabalho da pasta, inclusive destacou a dedicação demonstrada pelo seu titular. “O secretário Carlos Gutemberg sempre nos atende com o maior respeito e dedicação”, elogiou.

Segundo a coordenadora municipal de tráfego da Semtran, Mirtes Silva, o cronograma dos trabalhos ainda não foi concluído porque a proposta é ouvir primeiro a comunidade por meio de audiências públicas. “Queremos ouvir a população para o plano de ação não ficar um programa de gabinete”, justificou ela.

Embora tenha admitido que a audiência pública não tenha tido o resultado esperado, Léo Moraes que desde a campanha eleitoral elegeu mobilidade urbana como uma bandeira de luta, avaliou que a sessão foi muito prestigiada pela imprensa e representantes de vários segmentos da sociedade como, por exemplo, do Ministério Público do Estado e da OAB, órgãos que ele fez questão de visitar pessoalmente para formalizar o convite.

Fonte: João Albuquerque
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)