Quarta-feira, 23 de outubro de 2013 - 16h12
A partir de agora todas as votações de processos de cassação de mandato de vereadores e de prefeito na Câmara Municipal de Porto Velho terão o voto aberto. O Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e prevê essa modalidade foi aprovado terça-feira (22/10) em sessão que teve uma grande participação popular.
A mobilização feita pelo vereador José Wildes (PT) foi um dos fatores que determinaram a aprovação do projeto. Sendo um dos autores do PL, Wildes foi à imprensa, mobilizou a comunidade, sensibilizou outros vereadores e buscou apoio na sociedade para dar mais transparência às votações na Câmara Municipal de Porto Velho.
De acordo com José Wildes, o Regimento Interno da Câmara Municipal permitia interpretações diferentes, já que um artigo estabelecia a votação secreta e outro previa o voto nominal aberto.
O parágrafo 2º do artigo 58 diz que as votações na Câmara Municipal devem ser obrigatoriamente secretas, enquanto o parágrafo 4º do artigo 155 dizia que a votação deveria ser nominal, em que cada vereador é chamado pelo presidente da Casa para declarar o seu voto.
No entanto, segundo o vereador Wildes, essas duas interpretações poderiam ser usadas de acordo com a conveniência. “Com essa alteração não restará dúvida quanto à forma de votação, e a população vai ficar sabendo qual é o voto de cada vereador. Isso dá mais transparência nas ações da Câmara e representa uma resposta à sociedade, que não aceita mais as votações secretas, que às vezes servem de instrumento para a impunidade”, disse.
Ao defender a aprovação do Projeto de Resolução que acaba com o voto secreto, o vereador José Wildes destacou que a própria Câmara Municipal já adotou essa modalidade na prática, quando decidiu, através do voto aberto, o pedido de cassação de um vereador de legislaturas anteriores.
Ele também ressaltou que nos próximos dias a Comissão Processante, da qual é presidente, deverá concluir o trabalho de apuração de denúncias da participação de vereadores em uma suposta organização criminosa, revelada pela Operação Apocalipse. Se ficar comprovado o envolvimento de algum vereador, a Câmara Municipal poderá iniciar um processo de cassação de mandato por falta de decoro parlamentar, o que deverá ocorrer através do voto aberto.
Ao final da sessão José Wildes parabenizou os vereadores pela decisão de acabar com o voto secreto nesses casos, parabenizou a população pela participação e pelo exercício de cidadania ao exigir dos vereadores um comportamento ético e transparente.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)