Sexta-feira, 17 de setembro de 2010 - 11h52
A ajuda humanitária da medicina brasileira as vítimas do terremoto registrado no Haiti em janeiro deste ano, ganhou destaque na programação do I Congresso de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia que está acontecendo até este sábado, 18, no auditório da Uniron do Porto Velho Shopping.
Na solenidade de abertura do evento, na noite da última quinta – feira, 16, o presidente da Comissão de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Robson Paixão, apresentou ao plenário formado por profissionais e acadêmicos da área da saúde, a sua experiência como coordenador de um grupo de ortopedistas brasileiros, que atendeu voluntariamente vítimas de uma das maiores catástrofes da história da humanidade.
“Nosso atendimento foi norteado pela humanização, fundamental na assistência aos pacientes haitianos que demonstravam um carinho especial pelo Brasil, principalmente devido a paixão do futebol”, lembrou ele, apresentando em “slides” fotografias com cenas dos escombros e do caos que se instalou no país, cuja infra-estrutura já obsoleta ficou ainda mais prejudicada.
Ele admitiu que a missão composta por dezesseis médicos do Brasil, sendo desse total seis ortopedistas, pode ser considerada pequena diante da dimensão do número de atingidos, mas ressaltou que os cuidados prestados às 480 pessoas e as 83 cirurgias realizadas representaram uma infinita ajuda para salvar vidas que poderiam ser perdidas sem o empenho dos voluntários que ele comandou.
O relato sobre a atuação dos médicos durante a tragédia haitiana teve como um dos objetivos a ampliação do debate sobre a humanização na saúde, tema da palestra do professor titular da Universidade de São Paulo - USP -, Marco Martins Amatuzzi. “O médico tem que conhecer o paciente e não apenas fazer uma cirurgia sem saber quem está atendendo”, declarou Amatuzzi, que foi o primeiro palestrante do Congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – (SBOT) - Regional Rondônia.
Segundo o presidente da entidade, o ortopedista José Wilson Serbino Júnior, outro tema relevante da programação é a saúde do idoso. “Com o aumento da perspectiva de vida, essa faixa da população precisa viver com mais qualidade”, declarou Serbino que integra a comissão organizadora do evento, que na noite de abertura reuniu autoridades de vários segmentos e contou com a presença do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT).
Fonte: João Albuquerque
Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária
Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira
Na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa retoma suas atividades em Plenário. Após o recesso no mês de julho, os deputados, com a pre
A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista/RO) avança com o Projeto de Lei nº 3609/2024, que propõe a transferência de terras da União p
O deputado estadual Alex Redano reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura, do lazer e do agronegócio ao destinar recursos importantes