Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Atendimento aos portadores de necessidades especiais


A prefeitura de Porto Velho tem priorizado a acessibilidade nas escolas da rede municipal e demais prédios públicos, com objetivo de facilitar a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais. De acordo com a chefe da Divisão de Educação Especial (DIEES), Conceição de Maria Araújo, de um total de 60 escolas urbanas, 54 delas possuem rampas e portas largas para cadeirantes, banheiros adaptados e pisos podotáticos, que servem de orientação para deficientes visuais, dentre outros itens.

Conceição informou que além de adaptar as escolas para o acesso de alunos portadores de necessidades especiais, a prefeitura dispõe de 21 salas multifuncionais com professores especializados para trabalhar com esses estudantes, com objetivo de desenvolver suas habilidades. “Nessas salas os alunos aprendem a desenvolver o raciocínio, a coordenação motora, libras e braile, conforme a necessidade de cada um”, explicou. Essas salas também foram construídas em escolas nos distritos de São Carlos e Calama (no Baixo Madeira) e Extrema e Jacy Paraná, na BR-364.

O trabalho da prefeitura vai mais além, pois dispõe de duas equipes de profissionais devidamente treinados, compostas de pedagogos, psicólogos e fisioterapeutas que percorrem os estabelecimentos de ensino de manhã e tarde com a finalidade de identificar alunos com alguma deficiência. Os estudantes que apresentam limitações são encaminhados para tratamento especializado com profissionais conveniados do Município, a exemplo de neurologistas, oftalmologistas, otorrinos e fonoaudiólogos.

Os professores também recebem constantes treinamentos para trabalhar com os estudantes, que freqüentam aula normal como qualquer outra criança. No outro turno, e no período em que não estão estudando, participam de atividades nas salas multifuncionais duas vezes por semana. “A prefeitura já capacitou mais de três mil professores para trabalhar com alunos especiais, visando a inclusão de qualidade”, destacou Conceição. Ela acrescentou que cerca de 500 alunos especiais estão matriculados na rede municipal.

A secretária municipal de educação, Fátima Ferreira, disse que o prefeito Roberto Sobrinho tem olhado com muito carinho para os estudantes portadores de necessidades especiais. Todas as ações realizadas nesse sentido visam contribuir para com a inclusão e o aprendizado dos alunos. “É o processo de sociabilização dos espaços com objetivo de valorizar a pessoa humana, dando-lhe oportunidade e dignidade”, afirmou.
 

Educação Inclusiva

Conceição informou que a prefeitura é parceira do Programa Educação Inclusiva, idealizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que foi implantado no Município em 2006, na atual gestão, mesmo ano em que foi criada a Divisão de Educação Especial (DIEES). O programa foi criado com a finalidade de dar sustentação ao processo de inclusão, atendendo a demanda de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação), para que atinjam seus objetivos.

Ainda conforme a chefe da DIEES, desde 2008 que o Município também é parceiro do MEC no Programa Escola Acessível, que somente esse ano contemplou 18 escolas da prefeitura. Ele prima pela acessibilidade da estrutura física, da sala de aula, material pedagógico e materiais específicos. Citou como exemplos as escolas Pedro Batalha, no bairro Aponiã, Darcy Ribeiro, no Esperança da Comunidade e Joaquim Vicente Rondon, no Jardim Eldorado.

O Município também dispõe de uma escola de natação para portadores de necessidades especiais. A escola Dentro D’água está localizada na Rua Vitória Régia, bairro Jardim Eldorado, na zona Sul. O estabelecimento de ensino atende atualmente 18 alunos especiais, que contam com uma estrutura adaptada para as suas necessidades e atenção de professores de educação física preparados para interagir com eles.
 

Gabinete

O gabinete do prefeito Roberto Sobrinho é outro exemplo da ação da prefeitura para facilitar a acessibilidade e inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais. A estrutura do prédio também está passando por adaptações nesse sentido, com a construção de rampa de acesso para cadeirantes, instalação de corrimão e elevador.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)