Quinta-feira, 31 de agosto de 2017 - 11h50
Em parceria com o Ministério Público de Rondônia, a Associação Cultural e de Desenvolvimento de Apenados e Egressos (Acuda) implantará na Unidade de Internação Sentenciado Masculino II, em Porto Velho, o método de reintegração social que a entidade vem aplicando com sucesso, junto a pessoas privadas de liberdade na Capital. O modelo, baseado na oferta de educação, profissionalização e estímulo à espiritualidade, consistirá na implantação de oficinas de aprendizagem, cursos de terapias alternativas e uma série de outras atividades, a serem destinadas aos jovens em conflito com a lei.
Os detalhes do projeto foram definidos em reunião realizada na última terça-feira (29/08), no edifício-sede do MP/RO, com a presença do Promotor de Justiça da Infância, Éverson Antonio Pini; do Presidente da Acuda, Luiz Carlos Marques; dos representantes da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Sirlene Bastos e Valdemir Carlos de Góes; do Diretor-geral da Unidade II, Rodrigo Marcelo da Paz; e da analista em Psicologia do MP/RO, Erika Oliveira Chaquian.
Durante o encontro, os participantes estabeleceram o cronograma das ações a serem executadas para o início do trabalho, que prevê a implantação de oficinas de tapeçaria e cerâmica, e, ainda, cursos de massoterapia, auriculoterapia.
Inicialmente, o programa ofertará 10 vagas aos internos. Um dos critérios de seleção será o tempo de permanência remanescente do jovem na unidade, devendo o atendido ter, no mínimo, seis meses de internação a serem cumpridos na casa.
Além do MP e Acuda, o programa contará com o apoio da Sejus e do Poder Judiciário de Rondônia, por meio da Vara da Infância.
Acuda
Associação Cultural e de Desenvolvimento de Apenados e Egressos opera em Porto Velho há mais de 16 anos, com o objetivo de auxiliar o Governo de Rondônia a diminuir o alto índice de reincidência criminal registrado junto à população egressa do sistema prisional. A ideia é preparar esse público para uma vida plena após cumprimento da pena.
O público-alvo da entidade é constituído da população carcerária do regime fechado, semiaberto e egresso do sistema prisional de Porto Velho. Ao longo de sua história, a Acuda já atendeu 2.500 pessoas.
Fonte: Ascom MP/RO
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav