Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aprovada alteração no Código de Organização e Divisão Judiciária


Os deputados estaduais aprovaram em primeira e segunda votação, em sessão ordinária e extraordinária na Assembleia Legislativa, o projeto de lei complementar nº 203/14 de autoria do Poder Judiciário, que altera dispositivos da lei Complementar nº 94, de 3 de novembro de 1993, da Lei nº 656, de 22 de maio de 1996 e da Lei Complementar nº 568, de 29 de março de 2010. O projeto teve parecer favorável em plenário do deputado Luizinho Goebel (PV).
De acordo com as alterações, o presidente será auxiliado por três juízes de direito de terceira entrância, por ele indicados, cujas atribuições serão definidas no Regimento Interno. Ficou assegurada ao magistrado a gratificação de 5% do subsídio do cargo de que é titular, para cada 30 dias, pelo exercício, ainda que proporcional, em caráter cumulativo, de gabinete de desembargador, comarca, vara, direção do fórum ou turma recursal, qualquer que seja o número de cumulações; e na função de diretor do fórum.

No artigo 94 que trata sobre a prestação jurisdicional da Comarca de Porto Velho, ficou definido que será realizada através dos seguintes Juízes: Inciso XIV que terão 15 cargos de Juiz de Direito, objetivando suprir a falta decorrente da convocação de seis juízes prevista nos artigos 18 e 24 deste Código; designação de três juízes para compor a Turma Recursal; e convocação de seis juízes para auxiliar em outros órgãos administrativos e substituir nos órgãos jurisdicionais do Tribunal de Justiça.

A Lei nº 656 que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais no Estado Rondônia, passa a vigorar com os acréscimos e alterações nos dispositivos a seguir enumerados, com as seguintes redações: Fica criada a Turma Recursal, com sede em Porto Velho e jurisdição em todo o Estado, cujo funcionamento será disciplinado por regimento interno para exercício da competência prevista nos artigos 41, parágrafo 1°, e 82, da Lei Federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995 e nos artigos 2° a 4° da Lei Federal nº 12.153, de 22 de dezembro de 2009.

A Turma Recursal terá estrutura funcional e física própria, com convocação de juízes para atuação exclusiva, e seu componente mais antigo se encarregará da distribuição dos recursos, elaboração de pauta e exercerá a presidência dos trabalhos. Os juízes convocados terão suplentes, sendo que estes não terão dedicação exclusiva. Nas férias, afastamentos, licenças e impedimentos dos juízes convocados para a Turma Recursal, estes serão substituídos pelos seus suplentes. Havendo impedimento dos suplentes, esses serão substituídos por juízes indicados na Tabela de Substituição Automática da Corregedoria Geral da Justiça, observada a vara de origem do juiz convocado para a Turma Recursal.

A unidade de apoio à Turma Recursal coordenará, controlará e executará as atividades relativas aos julgamentos de processos desde a chegada dos feitos até a publicação dos acórdãos. O Tribunal Pleno escolherá os juízes da Turma Recursal, titulares e suplentes. Os Juízes da Turma Recursal serão escolhidos dentre os de 3a entrância da comarca de Porto Velho e terão mandato de dois anos, vedada a recondução.

A convocação dos juízes será feita mediante inscrição dos interessados, no prazo de 10 dias a partir da publicação de editaI, obedecendo-se aos critérios de antiguidade e merecimento. Caso o número de inscritos seja insuficiente para o preenchimento de alguma das vagas, estas serão preenchidas por convocação feita pelo Tribunal, dentre os juízes de direito da Capital, observada a ordem de antiguidade. Caberá ao Tribunal de Justiça normatizar as atividades da Turma Recursal.

Ficam criados os cargos constantes do Anexo Único desta lei, que passa a integrar o Anexo V, quadro I, da Lei Complementar nº 568/2010. Foi criado um cargo de Analista Judiciário, Contador, Nível Superior e cinco cargos de Técnico Judiciário, Nível Médio, num total de seis cargos efetivos.

Fonte: Liliane Oliveira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)