Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Anselmo entrega equipamentos e acompanha Min. da Pesca na região Zona da Mata



Um caminhão e um trator foram entregues ao município de Alta Floresta Do Oeste pelo deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO), no último domingo. Os equipamentos são oriundos de emendas orçamentárias do deputado no valor de R$ 200 mil para o fomento ao desenvolvimento do setor agropecuário daquele município.

Também em Alta Floresta o deputado Anselmo acompanhou o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, em solenidade de entrega de uma escavadeira hidráulica para a abertura de açudes e tanques para a produção de peixes nas propriedades rurais. O equipamento vai beneficiar 300 produtores diretos e outros 700 indiretos, todos cadastrados no Programa de Desenvolvimento da Aqüicultura Familiar de Alta Floresta.

Anselmo ressaltou que o município de Alta Floresta é dotado de excelentes recursos hídricos, fundamentais para a produção de pescado e, assim, o maquinário entregue é de suma importância, pois proporcionará aumento da produção dos piscicultores daquela localidade.

O deputado Anselmo também acompanhou o ministro Altemir Gregolin em Rolim de Moura, onde foi assinado um convênio para liberação de R$ 760 mil entre a Prefeitura de Rolim de Moura e o Ministério da Pesca e Aquicultura, para a revitalização do frigorífico de pescado que tem capacidade de abate de cinco mil quilos de peixe por dia. O convênio beneficiará toda a cadeia produtiva de pescado da Zona da Mata.

Para Anselmo é um importante investimento que Rolim de Moura recebe, pois passará a ter melhores condições de oferecer um volume maior de pescado ao consumidor e com qualidade garantida. “Com o funcionamento do frigorífico, a atividade pesqueira de Rolim de Moura deverá gerar mais empregos e renda para a região”, destacou Anselmo de Jesus.

O ministro Gregolin destacou que a piscicultura é sem dúvidas uma das grandes alternativas para a propriedade rural, tanto na melhoria da renda, quanto na produção de um alimento saudável. E por isso o intuito do ministério é dotar os municípios com escavadeiras, para que os produtores possam ter tanques e açudes em sua propriedade e com isso aumentar a produção de pescado.

Quanto a revitalização do frigorífico em Rolim de Moura, Grecolin explica que hoje a grande tendência para os produtores de pescado é produzir e industrializar a produção. Isso reduz o preço final do pescado, fazendo com que tanto o produtor ganhe, pois acessa mais mercados, quanto o consumidor, que pode adquirir produtos de qualidade cada vez melhor.

Fonte: : Luciane Machado e Assessoria Ministério da Pesca
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)