Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Anselmo defende compensação à prestação de serviços ambientais


O deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO), apresentou à Câmara Federal o Projeto de Lei nº 792/2007 que propõe pagamento ou compensação àqueles que, voluntariamente, ajudam a conservar ou produzir serviços ambientais, mediante a adoção de práticas, técnicas e sistemas que beneficiem a todos. A compensação se daria pela transferência de recursos, monetários ou não monetários.

O deputado Anselmo é sabedor de que a temática da Compensação por Serviços Ambientais é nova em todo o mundo e também estratégica para a implementação do desenvolvimento sustentável. Entre os diferentes países que estão desenvolvendo esquemas de pagamento, como política moderna de conservação do meio ambiente, está a Costa Rica que tem apresentado excelentes resultados, já tendo revertido significativamente a tendência de destruição das florestas, além de representar um novo impulso ao desenvolvimento costarriquenho com bases sustentáveis.

O Projeto de Lei é compreendido também pelo deputado, como uma das possíveis soluções para problemas como o crescimento do desmatamento e o preocupante aquecimento global. Para o parlamentar, tal propositura é apropriada, uma vez que já não se tem dúvidas do aumento da temperatura no planeta e conseqüentemente os impactos econômicos e sociais calamitosos, a exemplo do resultado de estudos realizados pelo pesquisador da Embrapa de Campinas, Dr. Eduardo Delgado Assad, que estima que até 2050 o Brasil poderá sofrer uma redução da área plantada de café arábica de até 92%.

O deputado Anselmo conclui ainda que, se aprovado o Projeto Lei, se criará um novo horizonte promissor para as populações rurais, especialmente os que vivem em regiões estratégicas do ponto de vista da conservação ambiental, podendo ser recompensados financeiramente pelos esforços realizados em suas propriedades e de mudar a relação com a natureza.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)