Quinta-feira, 1 de outubro de 2009 - 09h53
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) quer aproveitar a mobilização dos parlamentares federais e estaduais, mais o Governo de Rondônia, em Brasília, na próxima semana, no acompanhamento da votação em segundo turno da PEC da Transposição, para ter uma audiência com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e por fim a novela de validação jurídica de parte da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro, onde vivem cerca de cinco mil famílias, que estão sendo “retiradas à força” na base do tiro e gás lacrimogêneo “como se bandidos fossem” por uma força tarefa do Instituto Chico Mendes, Força Nacional e Polícia Federal.
Na noite de quarta-feira Amorim começou a articular, por telefone, essa audiência, com o governador Ivo Cassol (PP), o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Oliveira (PSDC), e comissão de moradores da Flona. “A idéia é irmos juntos ter uma conversa com o presidente Lula para por fim esse impasse e evitar conflitos em Bom Futuro, pois pelos relatos das pessoas de lá, é para isso que descamba, em função da truculência da força tarefa na área interditando bombas, mercearias, enxotando todo mundo sob mira de armas e tratando trabalhadores como se fossem bandidos. É um absurdo. O Governo Federal patrocinou um acordo fajuto, fugiu de sua responsabilidade e agora vem a força policial agir dessa forma. Temos que tomar e cobrar providências urgentes”, afirma o parlamentar.
A proposta a ser feita ao presidente Lula, segundo Amorim, é que seja enviada em regime de urgência ao Congresso Nacional uma Medida Provisória validando a área para os trabalhadores que vivem e trabalham há mais de uma década. No início do ano o Ministério do Meio Ambiente mais o Governo de Rondônia assinaram um acordo que previa a cessão da área da Flona em troca de uma reserva estadual, a Rio Vermelho, como compensação para resolver o problema de licenciamento na obra de construção da usina Jirau, no rio Madeira. O acordo não prosperou desde então.
“Esse papel não tem validade nenhuma, foi um engodo contra Rondônia e o Ministério Público Federal já recorreu contra isso. Só vemos uma saída para resolver essa situação e evitar conflitos: o governo federal editar uma Medida Provisória e acabar com essa novela. São trabalhadores, famílias e não bandidos que vivem lá. É preciso respeito, principalmente de um governo que diz lutar pelos trabalhadores”, reclama Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)