Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim quer aproveitar mobilização da PEC para resolver novela de Bom Futuro



O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) quer aproveitar a mobilização dos parlamentares federais e estaduais, mais o Governo de Rondônia, em Brasília, na próxima semana, no acompanhamento da votação em segundo turno da PEC da Transposição, para ter uma audiência com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e por fim a novela de validação jurídica de parte da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro, onde vivem cerca de cinco mil famílias, que estão sendo “retiradas à força” na base do tiro e gás lacrimogêneo “como se bandidos fossem” por uma força tarefa do Instituto Chico Mendes, Força Nacional e Polícia Federal.

Na noite de quarta-feira Amorim começou a articular, por telefone, essa audiência, com o governador Ivo Cassol (PP), o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Oliveira (PSDC), e comissão de moradores da Flona. “A idéia é irmos juntos ter uma conversa com o presidente Lula para por fim esse impasse e evitar conflitos em Bom Futuro, pois pelos relatos das pessoas de lá, é para isso que descamba, em função da truculência da força tarefa na área interditando bombas, mercearias, enxotando todo mundo sob mira de armas e tratando trabalhadores como se fossem bandidos. É um absurdo. O Governo Federal patrocinou um acordo fajuto, fugiu de sua responsabilidade e agora vem a força policial agir dessa forma. Temos que tomar e cobrar providências urgentes”, afirma o parlamentar.

A proposta a ser feita ao presidente Lula, segundo Amorim, é que seja enviada em regime de urgência ao Congresso Nacional uma Medida Provisória validando a área para os trabalhadores que vivem e trabalham há mais de uma década. No início do ano o Ministério do Meio Ambiente mais o Governo de Rondônia assinaram um acordo que previa a cessão da área da Flona em troca de uma reserva estadual, a Rio Vermelho, como compensação para resolver o problema de licenciamento na obra de construção da usina Jirau, no rio Madeira. O acordo não prosperou desde então.

“Esse papel não tem validade nenhuma, foi um engodo contra Rondônia e o Ministério Público Federal já recorreu contra isso. Só vemos uma saída para resolver essa situação e evitar conflitos: o governo federal editar uma Medida Provisória e acabar com essa novela. São trabalhadores, famílias e não bandidos que vivem lá. É preciso respeito, principalmente de um governo que diz lutar pelos trabalhadores”, reclama Amorim. 

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)