Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim denuncia quadrilha de fiscais agindo em favor de grupos frigoríficos


     

A convocação do ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) para explicar à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados os critérios usados para investigar a atuação dos grupos frigoríficos acusados de irregularidades, e as denúncias de uso político do Banco Nacional de Desenvolvimento Sócio Econômico (Bndes) para beneficiar com empréstimos essas corporações, será proposta na segunda-feira (6) pelo deputado Ernandes Amorim (PTB).

O parlamentar afirma que essa convocação se faz necessária em razão das “arbitrariedades” que vem sendo praticadas por “por uma casta de burocratas” do Ministério da Agricultura que não escondem de ninguém “terem poderes de mando maior que o ministro”.

De acordo com Amorim, esses burocratas operam sob a proteção de quatro grandes grupos: Independência, que mesmo em estado falimentar obteve um empréstimo de U$ 200 milhões do Bndes; Bertin, Marfrig e Friboi, e se valem para maquiar as operações do “caduco” Código de Inspeção, que tem mais de mais de cinqüenta anos de existência.

“Esses fiscais encastelados no Ministério da Agricultura em Brasília, se valem desse Código caduco para perseguir, achacar, fazer uso político e prejudicar quem discorda ou tenta denuncia-los, caso das pessoas presas nessa última operação Abate. Uma inversão clara das coisas: os presos são as pessoas que denunciaram há um ano a existência desse grupo e como agem esses fiscais. Eles são tão Por isso estou convidando o ministro para se explicar à Comissão e tomar providências protegidos que afirmam para quem quiser ouvir que no Ministério quem manda são eles.

Ainda de acordo com o parlamentar, esse grupo de fiscais em Brasília precisa ser urgentemente investigado, pois são os responsáveis por contra essas arbitrariedades”, afirma o deputado. operações contra exatamente quem os denuncia. “Os informes que nos chegam dão conta de que esses fiscais agem tão somente para atender os interesses desses quatro grupos frigoríficos e, que, como a mídia diariamente tem mostrado, são acusados de diversas irregularidades”, disse Amorim.

Ele também pedirá ao ministro da Agricultura que o ajude no acompanhamento das investigações em curso, a cabo do Tribunal de Contas da União, da denúncia feita por ele na Câmara dos Deputados, do uso político do Bndes ao favorecer grandes corporações, algumas delas falida, com empréstimos. “Enquanto que em nossa região Amazônia, carente de recursos, não se tem um centavo aprovado em projeto para pecuária ou outro setor produtivo da parte desse banco oficial”, reclama.
 
Fonte: Yodon Guedes

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)