Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Amorim cobra regularização do setor primário


A regularização das atividades econômicas do setor primário em Rondônia – mineral, extrativista – bem como fundiário e o licenciamento ambiental foi cobrado ontem, do governo brasileiro, antes da execução dos grandes empreendimentos para a região como a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, pelo deputado Ernandes Amorim, em discurso na Câmara Federal.

Segundo ele, só com a regularização do setor primário, vai-se evitar impactos ambientais, econômicos e o recrudescimento da violência no Estado.

"Hoje, as pessoas que trabalham nestes setores estão marginalizadas. Estão sujeitas a todo tipo de extorsão e propina de fiscais, policiais, e outros agentes do poder público na região, porque o governo federal não promove a regularização destas atividades, que dependem da utilização de recursos naturais sob seu controle", disse o deputado.
  
De acordo com Amorim, a internalização de recursos na economia regional, com as futuras obras, vai ampliar o quadro de violência e degradação ambiental, se não houver um programa paralelo para regularizar as atividades econômicas do setor primário.
 
O discurso de Amorim teve como base, um relatório entregue à Câmara e encaminhado ao Ministério das Minas e Energia, sobre reunião mantida na sexta-feira passada, na entrada do garimpo Cachoeirinha, com garimpeiros e representantes do Ibama, governo do Estado e técnicos do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (Dnpm). Da reunião também participou a deputada estadual Daniela Amorim.
 
No documento, consta  relatos dos garimperios que tiveram suas casas queimadas, destruídas, por funcionários de uma mineradora, sem qualquer auto de apreensão.
 
Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Política

Daniel Pereira e Lindomar Garçon vão à Presidência do Banco do Brasil para evitar quebradeira do estado

Daniel Pereira e Lindomar Garçon vão à Presidência do Banco do Brasil para evitar quebradeira do estado

O Coordenador da bancada federal, deputado Lindomar Garçon (PRB-RO), intermediou ontem a tarde em Brasília, um encontro entre o Diretor de Governo do

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

O “Seminário Patronato - Reintegração Social de Egressos” vai reunir informações sobre caminhos na gestão da política penal, nos dias 23 e 24 de agost

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

Executivo vem a Assembleia para explicar a renegociação da dívida do Estado com o Beron. Após os debates, o Projeto de Decreto Legislativo que aprova