Segunda-feira, 5 de março de 2007 - 21h01
A regularização das atividades econômicas do setor primário em Rondônia mineral, extrativista bem como fundiário e o licenciamento ambiental foi cobrado ontem, do governo brasileiro, antes da execução dos grandes empreendimentos para a região como a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, pelo deputado Ernandes Amorim, em discurso na Câmara Federal.
Segundo ele, só com a regularização do setor primário, vai-se evitar impactos ambientais, econômicos e o recrudescimento da violência no Estado.
"Hoje, as pessoas que trabalham nestes setores estão marginalizadas. Estão sujeitas a todo tipo de extorsão e propina de fiscais, policiais, e outros agentes do poder público na região, porque o governo federal não promove a regularização destas atividades, que dependem da utilização de recursos naturais sob seu controle", disse o deputado.
De acordo com Amorim, a internalização de recursos na economia regional, com as futuras obras, vai ampliar o quadro de violência e degradação ambiental, se não houver um programa paralelo para regularizar as atividades econômicas do setor primário.
O discurso de Amorim teve como base, um relatório entregue à Câmara e encaminhado ao Ministério das Minas e Energia, sobre reunião mantida na sexta-feira passada, na entrada do garimpo Cachoeirinha, com garimpeiros e representantes do Ibama, governo do Estado e técnicos do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (Dnpm). Da reunião também participou a deputada estadual Daniela Amorim.
No documento, consta relatos dos garimperios que tiveram suas casas queimadas, destruídas, por funcionários de uma mineradora, sem qualquer auto de apreensão.
Fonte: Yodon Guedes
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)