Segunda-feira, 5 de março de 2007 - 21h01
A regularização das atividades econômicas do setor primário em Rondônia mineral, extrativista bem como fundiário e o licenciamento ambiental foi cobrado ontem, do governo brasileiro, antes da execução dos grandes empreendimentos para a região como a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, pelo deputado Ernandes Amorim, em discurso na Câmara Federal.
Segundo ele, só com a regularização do setor primário, vai-se evitar impactos ambientais, econômicos e o recrudescimento da violência no Estado.
"Hoje, as pessoas que trabalham nestes setores estão marginalizadas. Estão sujeitas a todo tipo de extorsão e propina de fiscais, policiais, e outros agentes do poder público na região, porque o governo federal não promove a regularização destas atividades, que dependem da utilização de recursos naturais sob seu controle", disse o deputado.
De acordo com Amorim, a internalização de recursos na economia regional, com as futuras obras, vai ampliar o quadro de violência e degradação ambiental, se não houver um programa paralelo para regularizar as atividades econômicas do setor primário.
O discurso de Amorim teve como base, um relatório entregue à Câmara e encaminhado ao Ministério das Minas e Energia, sobre reunião mantida na sexta-feira passada, na entrada do garimpo Cachoeirinha, com garimpeiros e representantes do Ibama, governo do Estado e técnicos do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (Dnpm). Da reunião também participou a deputada estadual Daniela Amorim.
No documento, consta relatos dos garimperios que tiveram suas casas queimadas, destruídas, por funcionários de uma mineradora, sem qualquer auto de apreensão.
Fonte: Yodon Guedes
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)