Segunda-feira, 4 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

AMIR: Pólo industrial é saída para evitar êxodo rural


Prosseguindo com os compromissos de campanha na Região do Café, o senador Amir Lando (PMDB-15), candidato ao Governo de Rondônia pela coligação RONDÔNIA MAIS HUMANA, defendeu  a implantação de um pólo industrial em Cacoal como saída para falta de emprego e renda. “Governar é planejar. Vou trazer a usina de biodiesel para que o produtor tenha renda com o cultivo de mamona, produto essencial para a usina, evitando assim o êxodo rural”, explicou o candidato ao lado da prefeita de Cacoal, Sueli Aragão (PMDB). Amir citou o exemplo de Rio Branco, onde o atual governador Jorge Viana está garantindo junto ao Governo Federal a usina de biodiesel, graças a sua influência em Brasília. “E nós também temos condições de fazer tudo isso”, acrescentou.

Em Andreazza, também em carreata, o candidato a vice-governador Hamilton Casara (PSDB) reforçou o evento, lembrando das propostas para saúde e educação. Amir também  comentou sobre matéria publicada em um jornal sobre seu desempenho na CPI dos Sanguessugas. “Não vou decepcionar o país e nem meu Estado”, disse Amir, rechaçando ilações na imprensa sobre o assunto. “Basta lerem meu relatório”, prevê o candidato. Para Sueli Aragão, são críticas infundadas porque Amir representa a mudança de Rondônia. “Existe poucas oportunidades na vida e essa é a oportunidade de mudar, mudar para melhor. A decisão certa é Amir Lando” afirmou a prefeita.

IBAMA

Amir disse ontem que o acordo de cooperação técnica celebrado esta semana entre o IBAMA e o Estado de Rondônia para a gestão de florestas, revela o descaso do atual governo estadual em relação a suas competências para o desenvolvimento do setor madeireiro. “Com o convênio, enquanto o Estado ainda se organiza para aprovar a exploração de florestas em áreas de domínio privado e de domínio público sob sua jurisdição, a aprovação de projetos de manejo para exploração florestal nestas áreas continua dependendo do IBAMA, embora o art. 83 da Lei 11.284, de 2 de março de 2006, tenha estabelecido esta competência ao Estado”, disse Amir. “Se houvesse mais diligência, o Estado já estaria exercendo esta competência, facilitando a vida do setor madeireiro”, registra.

O senador acrescentou ainda que em seu governo vai procurar delegar a aprovação para exploração florestal aos Municípios que se prepararem, e buscar efetivar a transferência das áreas sob domínio da União para o Estado, conforme determina Decreto-Lei de 1987, que até hoje não foi cumprido em Rondônia. “Vamos priorizar a política florestal, este é um setor de grande importância para a economia regional, e vai ser tratado com o respeito e a consideração que merece”, salientou Amir.

O senador registrou ainda que aguarda para os próximos dias a assinatura do ato do Poder Executivo Federal que reconhece a reserva legal de 50% para fins de recomposição, nas propriedades rurais situadas na zona 1 do Zoneamento Ecológico-Econômico de Rondônia, constituídas quando este era o percentual previsto na legislação. “Esta medida vai revolucionar nossa agricultura, permitir mais financiamentos para as propriedades rurais, abrir novas atividades econômicas com projetos de recomposição envolvendo a produção de óleos vegetais e espécies arbóreas frutíferas e industriais, e encaminhar a inclusão de Rondônia no zoneamento agrícola nacional, com mais crédito, mais assistência técnica, cadeias produtivas, e seguro rural”, esclareceu.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 4 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parlamentar do Acre visita a Escola do Legislativo de Rondônia

Parlamentar do Acre visita a Escola do Legislativo de Rondônia

O deputado estadual do Acre, Whendy Lima (União Brasil), visitou, nesta semana, a Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa de Rondônia

Vereador Everaldo Fogaça destaca participação na operação de asfaltamento em Vista Alegre do Abunã

Vereador Everaldo Fogaça destaca participação na operação de asfaltamento em Vista Alegre do Abunã

O vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS) foi fundamental na realização de um importante projeto de asfaltamento no distrito de Vista Alegre do Abun

Assembleia de Rondônia realiza audiência pública sobre a hidrovia do rio Madeira

Assembleia de Rondônia realiza audiência pública sobre a hidrovia do rio Madeira

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde da última quinta-feira (30), uma Audiência Pública para debater o 1º Plano Geral de O

Gente de Opinião Segunda-feira, 4 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)