Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amazonas perde R$ 21 milhões ao ano para Rondônia


O Amazonas está deixando de arrecadar mais de R$ 21 milhões por ano em evasão de renda ao Estado vizinho de Rondônia. Em carretas, saem irregularmente do sul do Estado madeira, gado e castanha, segundo relatório preliminar feito nos últimos dois meses por comissão de membros do governo estadual, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros órgãos. De acordo com o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, a missão do grupo é levantar problemas e apontar soluções. "A maior dificuldade é a total ausência do Estado, seja da União, do governo estadual ou municipal. Os três precisam se unir para ocupar a região que, além da evasão de divisas, sofre com as ameaças aos ribeirinhos feitas pelos traficantes ou madeireiros", disse.

De início, apurou-se que o Estado perde aproximadamente 400 mil metros cúbicos de madeira, extraídos clandestina e irregularmente, que são levados para 47 serrarias de Rondônia, onde são beneficiados e comercializados.

O gado e a castanha também têm o mesmo destino: anualmente, 300 mil cabeças são levadas para Rondônia, sem acompanhamento da Vigilância Sanitária Animal do Amazonas. Da castanha, cuja safra ocorre entre dezembro e março, 290 mil quilos são retirados de terras amazonenses, além da quantidade de produto catalogado.

Os indígenas da região reclamam da falta de transporte em suas aldeias para a cidade de Extrema (RO) ou Rio Branco (AC), onde são jurisdicionados, uma vez que toda a sua documentação é tirada no Acre e não no Amazonas. Presença maior da Funai também é reclamada pelos indígenas.

Até o início do ano que vem, após visitas aos oito municípios do sul do Amazonas (Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Boca do Acre, Pauini e Lábrea), o relatório final será apresentado, com sugestões de soluções, às superintendências nacionais dos órgãos participantes.

Lábrea, o município que tem os maiores conflitos entre ribeirinhos, madeireiros e traficantes, ganhou um escritório com dois funcionários armados para encaminhar denúncias à capital.

Fonte: Liege Albuquerque - AC24horas.com
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)