Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alunos especiais no projeto “Justiça do trabalho"


Abdoral Cardoso

Pela primeira vez em 60 edições do projeto “Justiça do Trabalho Vai à  Escola”, desde seu lançamento em maio de 2006, um grupo de alunos  deficientes auditivos da escola Major Guapindaia participou  quarta-feira(29/8) da conversa informal com os juízes Domingos Sávio e  Vitor Yamada, que coordenaram as ações de cidadania em mais um colégio  estadual da rede pública em Porto Velho.

Para auxiliar os alunos surdos na melhor compreensão dos esclarecimentos  e encaminhamento de perguntas aos palestrantes, as professoras Simone e  Clécia utilizaram a interpretação de libras, ou seja a chamada linguagem  de sinais. O colégio Major Guapindaia implantou o ensino especial para  surdos a 3 anos e este ano a primeira turma concluirá o 3º ano do ensino  médio.

De acordo com o governo, a rede estadual de ensino atende hoje 270 mil  alunos na Capital e municípios de Rondônia. E esse foi um dos principais  fatores que contribuiu para que a Justiça do Trabalho decidisse  desenvolver campanhas de esclarecimentos sobre os direitos do  trabalhadores nas escolas da Região, incentivando, ao mesmo tempo, a  discussão desses novos conhecimentos no ambiente familiar.

A interação entre os juízes, professores, alunos e funcionários é feita  por meio de mini-palestras, seguidas de uma rodada de perguntas e  respostas sobre as principais dúvidas dos estudantes. Um outro recurso  didático utilizado é a encenação da esquete - cenas de teatro de revista  - “Acidente de trabalho eu tô fora”, cujo roteiro foi escrito pelo  servidor José Hélio e apresentada pelas servidoras Meire Magdalena  Pereira, Haiti Silva Silveira e Magna Pereira.

O roteiro da esquete ressalta a importância do uso dos equipamentos de  proteção como acessórios de prevenção de acidentes no setor da  construção civil, como capacete, óculos, luvas e outros acessórios.

Segundo o juiz Domingos Sávio, a nenhum empregador é permitido reter por  mias de 48 horas a carteira de trabalho do empregado, recolhida para  assinatura. A assinatura da CTPS, de acordo ainda com o magistrado, é um  dos mais importantes direitos básicos do trabalhador e, exceto nos casos  das jornadas especiais, o trabalhador não deve assinar contratos que o  obrigue a trabalhar mais de 8 horas por dia ou 40 horas semanais.

Ao responder outra pergunta dos alunos, o juiz Vitor Yamada explicou que  a promulgação da lei que regulamentou o estágio remunerada em 1985 é  anterior à medida que estendeu o benefício do vale transporte aos  trabalhadores de quaisquer categorias. Mas ressaltou que pessoalmente  considera uma grande injustiça o estagiário não ter direito ao  recebimento do vale transporte.

Os alunos assistiram ainda a um filme documentário sobre a atuação da  Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e do Acre. A jurisdição do  TRT abrange uma área de 390 mil quilômetros quadrados e presta  atendimento jurisdicional a mais de 2,2 milhões de pessoas.

Segundo o diretor do colégio, Jonascir Fernandes a iniciativa da JT é  muito boa porque os alunos passarão a entender melhor os seus direitos e  deveres e ainda atuarão como agentes multiplicadores na divulgação  dessas garantias legais no ambiente familiar.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)