Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alexandre Brito alerta sobre os males do tabagismo no Dia Mundial Sem Tabaco


No uso da tribuna da ALE na última quinta-feira, o deputado Alexandre Brito (PTC), lembrou ser o dia 31 maio, o Dia Mundial Sem Tabaco e que no Brasil e no mundo, são grandes e preocupantes os problemas pulmonares causados pelo fumo.

"O dia 31 de maio, dia Mundial Sem Tabaco, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com intuito de sensibilizar o maior número de pessoas sobre os males causados pelo consumo de tabaco e seus derivados. No Brasil a data é comemorada desde de 1989, sob coordenação do INCA/MS em parceria com as coordenações estaduais do Programa Nacional do controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco, que orientam junto a seus possíveis municípios" disse o parlamentar.

Alexandre Brito informou em plenário que, segundo estatísticas do Ministério da Saúde, morrem no Brasil 200 mil pessoas por ano, por males decorrentes do consumo de cigarro, entre pessoas acima de 15 anos.

"Na fumaça do cigarro já foram identificados mais de 4.720 substâncias tóxicas que atuam sobre vários sistemas e órgãos do corpo. Sendo que em torno de 60 substâncias são cancerígenas" alertou Alexandre Brito.

O parlamentar informou que uma pesquisa feita pelo Banco Mundial identificou que o consumo do cigarro sobrecarrega os sistemas de saúde em todo o mundo na ordem de 200 bilhões de dólares. "O risco que o fumante passivo corre também é muito grande, pois aumenta em 25% a possibilidade de desenvolver doença coronária  e de câncer no pulmão. E ainda, o risco ´w monstruoso para a crianças que vivem perto de fumantes. A média é de 72% para que desenvolvam doenças crônicas do trato respiratório" alertou o palarmentar.

"Senhores deputados, estes não são números fictícios, é uma realidade. Estivemos em contato com a Coordenação Estadual de Combate ao Vício do Fumo. Essa coordenação tem atuado em todos os municípios do Estado em parcerias com as secretárias municipais, para a aplicação da Legislação pertinente aos locais pára fumantes e propaganda de cigarros e seus derivados. Diante de tais dados podemos concluir que, o vício do fumo tornou-se o principal flagelo dos tempos modernos" frisou o deputado.

"No Brasil, desde 1989, existe uma legislação que proíbe que as pessoas fumem em locais públicos, mas apesar disso, em Rondônia este programa não é divulgado para a população, o que é uma obrigação dos municípios. Em Porto Velho, o programa ainda não saiu do papel. Temos que informar e divulgar este programa que Existe no Hospital Osvaldo Cruz" afirmou Alexandre Brito.

"Vou realizar uma campanha informativa sobre este programa e locais de atendimento e enviarei um projeto de lei estadual a esta Casa de Leis, proibindo a exposição do cigarro nos diversos locais de venda. Dificultando a visualização deste produto, que é uma droga, um veneno, exposição que induz o cidadão a compra o cigarro, venda legal por lei, estaremos assim evitando ou diminuindo o consumo maléfico do tabaco e contribuindo significativamente com a saúde pública" finalizou o parlamentar. 
 
Fonte: Decom -  Ítalo Andrade

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)