Quarta-feira, 2 de setembro de 2015 - 05h05
O deputado Alex Redano (SD) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de ontem, terça-feira (1º), para falar das indicações que apresentou à Mesa Diretora, solicitando informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) sobre a liberação dos planos de manejo em Rondônia. Segundo ele, até o momento foram liberados cerca de 700 mil metros cúbicos de madeira, sendo que em 2014 foram liberados aproximadamente 5 mil metros cúbicos.
O deputado pediu cópias de documentos de 2014 e 2015 para análise. Ele afirmou que Assembleia Legislativa disponibilizará técnicos e engenheiros florestais para analisar todos esses processos. Tanto os que foram liberados quanto os que ainda passam por análise.
Redano afirmou ter recebido denúncias contra a Sedam e que promoverá uma grande fiscalização, pois esse é o papel do legislador. “Vamos fazer como forma de ajudar o Poder Executivo na sua gestão”, disse.
Além disso, o parlamentar pediu copia do processo de compra das 17 caminhonetes, localização e nota fiscal desta aquisição. “São 17 veículos zero quilômetro e não sabemos da entrega destes carros até hoje”, frisou.
Outro requerimento é sobre os projetos executados com recursos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e os extratos das contas mostrando aplicação do dinheiro.
Madeireiros
Alex relatou reunião mantida com madeireiros, em Ariquemes, juntamente com governador Confúcio Moura (PMDB) e os deputados Edson Martins (PMDB), Lúcia Tereza (PP) e Ezequiel Junior (PSDC), para discutir a questão das cargas de madeira apreendidas no Mato Grosso. Já são mais de 50 caminhões apreendidos no estado vizinho.
O resultado da reunião foi a criação de uma comissão temporária formada pelo chefe da Casa Civil, Emerson Castro, um advogado do governo e o deputado Ezequiel Junior, que foi para Cuiabá analisar de perto a real situação e buscar uma solução rápida.
Em aparte a deputada Lúcia Tereza (PP) reforçou a necessidade desta união entre os poderes para a liberação dos caminhões, pois os empresários sérios e que geram empregos sofrem com a paralisação. Ela elogiou a participação ativa e determinante dos parlamentares, para que autoridades locais fossem até o estado do Mato Grosso resolver esse problema.
“Já são cerca 15 dias que os caminhões estão parados e isso gera prejuízos. Tem madeireiras de Rondônia que já tiveram cancelamento de pedidos de fora do Estado, devido a esse transtorno que tem gerado demora na entrega”, destacou a parlamentar.
Edson Martins (PMDB) parabenizou o deputado Redano por defender tema tão importante e em grande evidência. Ele citou que, para resolver esse problema, o governador agiu de forma rápida e eficaz, ao criar essa comissão e enviar ao Estado vizinho.
Redano encerrou o pronunciamento afirmando ser preciso fazer a certificação desta madeira em Rondônia, para que lá fora não ocorra novamente esse problema tão sério.
Fonte: Ascom
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár
Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu