Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Proposta do senador Jaime Bagattoli reúne parlamentares e reforça o pedido de segurança jurídica no campo.


Evento contou com a participação de diversas autoridades (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Evento contou com a participação de diversas autoridades (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos aplicados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a propriedades rurais na região Norte. A discussão foi proposta pelo presidente da subcomissão CRATERRAS, da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, senador Jaime Bagattoli (PL), e aconteceu no auditório da Casa de Leis. 

O evento contou com a presença do relator da subcomissão, senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS), do senador Zequinha Marinho (Podemos/PA), do deputado federal Fernando Máximo (PL) e dos deputados estaduais Delegado Lucas (PP) e Dra. Taíssa (Podemos). 

Durante a abertura, o senador Jaime Bagattoli destacou a gravidade da situação e explicou os objetivos da subcomissão criada para tratar do tema. “Nós criamos essa subcomissão para buscar soluções junto aos órgãos competentes e dialogar com o Supremo Tribunal Federal sobre a ilegalidade de embargos feitos por imagens de satélite. Muitos produtores só descobrem que suas áreas foram embargadas quando tentam vender o gado, o café ou outros produtos, ficando impedidos de comercializar e mantendo sua produção paralisada”, alertou. 

Segundo Bagattoli, a medida tem afetado diretamente a economia do estado e, principalmente, os pequenos produtores. “Todos os municípios enfrentam problemas, mas a situação é mais grave nas regiões da BR-429, no Vale do Jamari e nos distritos de Porto Velho, como União Bandeirantes, onde cerca de 75% das propriedades estão embargadas”, completou. 

O deputado estadual Lucas Torres reforçou que, embora o tema seja de competência federal, a Assembleia tem papel essencial na representação dos interesses dos rondonienses. “O Poder Legislativo estadual é o mais próximo da população. Nosso dever é levar o clamor do campo e buscar soluções. A falta de segurança jurídica e de regularização fundiária tem gerado instabilidade, impedindo investimentos e afetando até a saúde das famílias que vivem da produção rural”, afirmou. 

A deputada Dra. Taíssa também enfatizou os impactos dos embargos sobre os pequenos produtores e a necessidade de um diálogo mais transparente entre o governo federal e os estados da região Norte. “É uma situação caótica, que vem comprometendo o sustento de centenas de famílias. Precisamos combater a ilegalidade dos embargos coletivos e garantir que o produtor que age corretamente não seja penalizado injustamente”, declarou. 

O debate integra uma série de diligências da subcomissão CRATERRAS, que tem percorrido estados da Região Norte para ouvir produtores e autoridades locais sobre os efeitos dos embargos e propor medidas que assegurem segurança jurídica e o fortalecimento da economia rural.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)