Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Proposta do senador Jaime Bagattoli reúne parlamentares e reforça o pedido de segurança jurídica no campo.


Evento contou com a participação de diversas autoridades (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Evento contou com a participação de diversas autoridades (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos aplicados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a propriedades rurais na região Norte. A discussão foi proposta pelo presidente da subcomissão CRATERRAS, da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, senador Jaime Bagattoli (PL), e aconteceu no auditório da Casa de Leis. 

O evento contou com a presença do relator da subcomissão, senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS), do senador Zequinha Marinho (Podemos/PA), do deputado federal Fernando Máximo (PL) e dos deputados estaduais Delegado Lucas (PP) e Dra. Taíssa (Podemos). 

Durante a abertura, o senador Jaime Bagattoli destacou a gravidade da situação e explicou os objetivos da subcomissão criada para tratar do tema. “Nós criamos essa subcomissão para buscar soluções junto aos órgãos competentes e dialogar com o Supremo Tribunal Federal sobre a ilegalidade de embargos feitos por imagens de satélite. Muitos produtores só descobrem que suas áreas foram embargadas quando tentam vender o gado, o café ou outros produtos, ficando impedidos de comercializar e mantendo sua produção paralisada”, alertou. 

Segundo Bagattoli, a medida tem afetado diretamente a economia do estado e, principalmente, os pequenos produtores. “Todos os municípios enfrentam problemas, mas a situação é mais grave nas regiões da BR-429, no Vale do Jamari e nos distritos de Porto Velho, como União Bandeirantes, onde cerca de 75% das propriedades estão embargadas”, completou. 

O deputado estadual Lucas Torres reforçou que, embora o tema seja de competência federal, a Assembleia tem papel essencial na representação dos interesses dos rondonienses. “O Poder Legislativo estadual é o mais próximo da população. Nosso dever é levar o clamor do campo e buscar soluções. A falta de segurança jurídica e de regularização fundiária tem gerado instabilidade, impedindo investimentos e afetando até a saúde das famílias que vivem da produção rural”, afirmou. 

A deputada Dra. Taíssa também enfatizou os impactos dos embargos sobre os pequenos produtores e a necessidade de um diálogo mais transparente entre o governo federal e os estados da região Norte. “É uma situação caótica, que vem comprometendo o sustento de centenas de famílias. Precisamos combater a ilegalidade dos embargos coletivos e garantir que o produtor que age corretamente não seja penalizado injustamente”, declarou. 

O debate integra uma série de diligências da subcomissão CRATERRAS, que tem percorrido estados da Região Norte para ouvir produtores e autoridades locais sobre os efeitos dos embargos e propor medidas que assegurem segurança jurídica e o fortalecimento da economia rural.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)